Notícia

  • 21 março 2018
  • Policial
Morte por Influenza A H1N1 é confirmada em Santa Izabel do Oeste

A Secretaria de Saúde de Santa Izabel do Oeste recebeu o laudo que confirma a morte de um jovem de 24 anos, pelo vírus da gripe Influenza A H1N1.

O rapaz iniciou o tratamento na Casa de Saúde Santa Izabel, em seguida foi transferido para o Hospital São Francisco em Francisco Beltrão, onde recebeu cuidados e acompanhamento médico, mas no domingo (18) a piora do quadro clínico levou á óbito.

Outros dois familiares do rapaz, a irmã e o sobrinho de sete meses, foram atendidos com suspeita da Influenza A H1N1. A criança internou para tratamento e coleta do exame.

Porém a mãe da criança durante a gestação fez a vacina, o que pode ter diminuído os sintomas dela e da criança. Eles foram tratados na Casa de Saúde Santa Izabel, passam bem e já não estão no período de contágio. O diagnóstico de confirmação da criança saiu no dia (19).

"Toda região está em estado de alerta, o vírus esta circulando no nosso município e o controle epidemiológico está sendo repassado. Temos disponível o "tamiflu" (usado na síndrome gripal), e é importante ressaltar a importância da vacinação. Em breve teremos o dia "D" de vacinação e pedimos que toda população participe. Além disso, é preciso tomar os cuidados básicos como: evitar aperto de mãos, tossir em um lenço, lavar as mãos, higienizá-las com álcool, evitar tocar em maçanetas e outros materiais de acesso comum, não colocar as mãos sem lavar nos olhos, nariz e boca. Evite salas fechadas, ambientes excessivamente climatizados que podem causam choque térmico, pois estar com a imunidade baixa abre espaço para que essa e outras doenças se desenvolvam", explicou a secretária de saúde, Ivone Sponchiado.

A Administração Municipal de Santa Izabel do Oeste e a Secretaria de Saúde lamentam a perda desta família.


Fonte: Assessoria/Prefeitura Santa Izabel


Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.