A gripe já matou 98 pessoas no Paraná em 2019

quinta-feira, 22 de agosto de 2019 | Geral

Foram divulgados nesta quarta-feira (21) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), novos dados que confirmam mais três mortes causadas pelo Influenza no Paraná, totalizando 98 desde o início do ano. Os casos de gripe seguem avançando no Estado. Já são 512 confirmações em 2019, sendo que 438 contaminações são por H1N1.

 

Os óbitos confirmados na última semana vêm de Almirante Tamandaré, na região metropolitana (uma jovem de 17 anos); de Mamborê, na região centro-oeste (um idoso de 88 anos); e de Curiúva, nos Campos Gerais (um homem de 59 anos).

 

De janeiro até agora, a região metropolitana de Curitiba lidera o número de casos de gripe: 201. Outras regiões do Paraná também seguem inspirando cuidados com o vírus Influenza. A região de Foz do Iguaçu tem 57 casos confirmados, Ponta Grossa registra 41, e a região de Maringá apresenta 32 confirmações de gripe.

 

Cuidados com a gripe

O boletim semanal divulgado pela Sesa indicam que mais da metade das contaminações pelo Influenza (53,1%) atingem pessoas com 60 anos ou mais, ou com comorbidades associadas. Por isso, os cuidados precisam ser dobrados para este grupo.

 

As principais recomendações incentivadas pela Secretaria Estadual da Saúde são: higienização das mãos, principalmente antes de consumir alimento; cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres, manter ambientes arejados e seguir hábitos saudáveis de alimentação balanceada.

Os sintomas mais comuns da gripe Influenza são: aparecimento súbito de calafrios, mal-estar, dores de cabeça, garganta ou articulações, coriza insistente e tosse seca. Pessoas que apresentarem estes sintomas devem procurar atendimento médico.



Fonte: ParanaPortal

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br