Alerta de chuva forte e ventania no Sul do Brasil

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021 | Clima Tempo

Nesse fim de semana, dias 16 e 17 de janeiro, uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical avança pelo Sul do Brasil, provocando temporais, com chuva e vento fortes no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

 

No sábado (16) a frente fria se aproxima desta Região, formando as instabilidades que a partir da tarde provocam pancadas de chuva em todo o Rio Grande do Sul. No centro-sul e no oeste gaúchos a previsão é de chuva forte e volumosa e a chuva começa ainda no período da manhã. Há previsão de temporais, com chuva e vento fortes também no noroeste e no norte do RS, no interior de SC e do PR.

 

No domingo (17) as instabilidades se espalham mais e há risco de temporais em praticamente todas áreas da Região Sul. No leste de SC e do PR é que o tempo ainda fica aberto e as pancadas de chuva ocorrem de forma mais localizada e com menor volume acumulado, principalmente entre a tarde e a noite.

 

Há indicativo de acumulados de chuva significativos no centro-norte, leste e nordeste do RS, no centro-oeste e no sul de SC e no centro-oeste e no noroeste do PR.

 

Além da chuva forte a frente fria provoca também vento forte no Sul do Brasil. As rajadas de vento mais intensas durante o fim de semana variam, em média, entre 60 e 80 Km/h.

 

A Climatempo alerta para o risco de alagamentos pontuais, transbordamento de córregos e rios e potencial para queda de árvores e destelhamento de imóveis nos eventos de ventania.



Fonte: ASSESSORIA CLIMATEMPO | FOTO: REPRODUÇÃO

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br