Alerta Laranja: Inmet prevê tempestades em todo o sul do País

domingo, 08 de novembro de 2020 | Clima Tempo

O INMET, Instituto Nacional de Meteorologia, publicou neste domingo (8) um boletim para a segunda-feira (9), no qual alerta para riscos de temporais na região sul do país. De acordo com as previsões, deve chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e também vai ter vento forte, entre 60-100 km/h. O alerta ainda fala em possibilidade de granizo para parte dos três estados do Sul.

 

Consequentemente há riscos de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

 

Ações recomendadas

– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

 

– Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

As áreas em alerta ficam nas seguintes regiões:

Região Metropolitana de Curitiba, região central, litoral, norte, oeste, sudoeste e sul do Paraná, oeste Catarinense, Vale do Itajai, Grande Florianópolis, Planalto Sul Catarinense, Litoral Sul Catarinense, Depressão Central, Encosta inferior e superior do Nordeste, Campos de Cima da Serra, Planalto Médio, Missões, Alto Uruguai, , Litoral Gaúcho, Meio-Oeste Catarinense, Litoral Norte Catarinense e Planalto Norte Catarinense.

 

Instabilidade

Já de acordo com o Simepar, áreas de instabilidade que se desenvolveram no Paraguai avançam progressivamente para leste e ainda neste domingo vão atingir os municípios do oeste do Paraná, mas as chuvas chegam com intensidade fraca e não há incidência de descargas atmosféricas.

Chuvas isoladas já foram registradas no começo da tarde deste domingo na Serra da União, municípios de Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras e próximo do Parque Nacional do Iguaçu, Lindoeste, sul de Cascavel, Santa Lúcia e Boa Vista do Aparecida.



Fonte: Crisloose Com informações do Inmet e do Simepar

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br