Chuvas serão intensas em parte do Sul e Sudeste neste começo de semana

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021 | Clima Tempo

A semana começa com previsão de boas chuvas para o Paraná e Santa Catarina, mas seca para boa parte do Rio Grande do Sul. No Sudeste algo parecido acontecerá, com chuvas em São Paulo, mas tempo firme em grande parte de Minas Gerais.

 

Confira abaixo a previsão do tempo completa! As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

 

SUL

A semana começa com previsão de chuvas generalizadas para todo o Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul. Os maiores acumulados devem ocorrer no centro e nordeste do Paraná e nordeste de Santa Catarina.

 

Na terça as chuvas ainda devem atuar sobre todo o Paraná, Santa Catarina e extremo norte do Rio Grande do Sul. Desta vez os maiores acumulados são esperados no noroeste e leste paranaense.

 

SUDESTE

Nesta segunda-feira as chuvas se concentram sobre as áreas de soja de São Paulo e parte do triângulo mineiro. Os maiores acumulados ocorrem no sul paulista. Já grande parte de Minas Gerais seguem com tempo firme e seco.

 

Na terça-feira as chuvas atuam sobre a faixa leste de São Paulo e extremo leste do triângulo mineiro. Há chance para chuvas no centro-sul paulista e sul mineiro, mas de maneira bastante manchada e com baixos acumulados.

 

CENTRO-OESTE

Nesta segunda-feira, a chuva continua espalhada por boa parte da região Centro-Oeste. Com isso, há previsão de temporais espalhados em todas as áreas do Brasil central, inclusive em todas as capitais e no Distrito Federal. A chuva, no entanto, vem em forma de pancadas entre períodos de melhoria que garantem ainda sensação de abafamento. Os maiores volumes acumulados são esperados para o sul de Mato Grosso do Sul e norte de Mato Grosso.

 

Na terça-feira, o tempo começa a abrir no leste de Goiás. Em outras áreas do Centro-Oeste, no entanto, há formação de nuvens carregadas e pancadas de chuva ao longo do dia. Pontualmente se esperam temporais com transtornos, como quedas de árvores ou alagamentos, e a área mais propícia a volumes mais expressivos é no leste de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, norte e centro do Mato Grosso.

 

NORDESTE

A semana começa com tempo firme e seco para as áreas de soja do oeste da Bahia. No Piauí tem previsão de chuvas na parte central, na altura de Floriano, Picos e Caldeirão. Mas os acumulados serão pequenos. Já no Maranhão há previsão de chuvas no centro-norte e no sudoeste do estado. Os maiores acumulados ocorrem nas áreas um pouco acima de Teresina.

 

Na terça nada muda para a Bahia e o tempo firme predomina. No Piauí as chuvas seguem atuando sobre a parte central, próximo a Floriano e Picos, mas agora também atingem parte do norte e com acumulados grandes. No Maranhão as chuvas atingem desde o norte até o sul do estado, mas exceto na parte central onde os acumulados serão maiores, o restante do estado pode ter chuvas manchadas.

 

NORTE

Nesta segunda-feira, há previsão de temporais localizados em todas as áreas, com destaque para os maiores volumes previstos para Rondônia, centro e sul do Amazonas e maior parte do Pará. Mesmo assim, a chuva acontece entre períodos de melhoria que garantem mais uma tarde abafada.

 

Na terça-feira, segue a previsão de volumes mais expressivos também no sudoeste do Pará, centro e sul do Amazonas, norte de Rondônia e norte do Acre. Nestas áreas, a chuva vem em forma de pancadas em meio a uma tarde abafada. A exceção é o sudeste do Tocantins, que já tem tempo mais firme por causa da presença de uma massa de ar mais seco no Nordeste.



Fonte: CANAL RURAL | FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br