Confirmado caso de meningite em adolescente de 16 anos em Capanema

sábado, 02 de março de 2019 | Geral

A Secretaria Municipal de Saúde de Capanema, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou pela rede social do órgão, um caso de meningite meningocócica de um adolescente de 16 anos, residente na cidade de Pérola D’Oeste e estudante do Colégio Sesi em Capanema.

A meningite é caracterizada pela inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite meningocócica ou meningoccemia especificamente é causada pela bactéria Neisseria meningitidis e é transmitida de pessoa a pessoa por meio das vias respiratórias.

Quando se há suspeita de meningococcemia, é indicado para os contatos próximos e íntimos o que chamamos de quimioprofilaxia, que consiste em administrar antibióticos específicos a fim de evitar que pessoas que tenham entrado em contato com a bactéria, mas que não apresentam sintomas disseminem a doença para os demais.

Por contatos próximos ou íntimos, entendem-se pessoas que residem no mesmo domicílio, ou que compartilham o mesmo dormitório ou que tenham contato prolongado com o doente.

Pela facilidade e eficácia, o antibiótico ciprofloxacino é uma das escolhas para fazer essa prevenção, da seguinte forma: 1 comprimido via oral em dose única. Após contato com o Hospital de referência no qual se encontra o paciente, foi essa inclusive a indicação do médico que acompanha o caso.

A vacinação para esses casos não é uma medida adequada de bloqueio da doença já que toda vacina leva um tempo maior no corpo de cada pessoa para realizar imunidade, diferentemente do antibiótico que tem o efeito mais acelerado.

Assim, a Secretaria de Saúde disponibilizou para o Hospital Sudoeste de Capanema as doses necessárias para que os alunos e funcionários do Colégio Sesi que entraram em contato com o adolescente sejam devidamente medicados.

A Secretaria está em uma grande corrente, em parceria com o Colégio e com o Hospital Sudoeste, a fim de evitar novos casos e na torcida para que o adolescente se recupere.

A meningite meningocócica é a mesma doença que vitimou o neto do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, Arthur Lula da Silva, 7 anos, na sexta-feira (1º) em Santo André (SP).



Fonte: Rádio Clube com informações da Assessoria de Imprensa/Capanema - Foto: Internet

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br