Crea-PR agiliza atendimentos por meio on-line

quarta-feira, 02 de dezembro de 2020 | Agricultura

Em março deste ano, com a pandemia de covid-19, o atendimento presencial foi suspenso em todas as regionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).

 

Mesmo assim, os serviços foram mantidos, graças a adequações no sistema. Na Regional Pato Branco, que compreende os municípios do Sudoeste, todas as solicitações foram processadas, com ganho de tempo. O tratamento dos protocolos, com prazos estabelecidos por regulamento entre cinco e sete dias úteis, tem ocorrido em quatro dias úteis e, na maioria dos casos, em prazos ainda menores.

 

Taciana Tonial, facilitadora administrativa na Regional Pato Branco do Crea-PR, relata que estão sendo atendidos todos os pedidos de registros profissionais e de empresas, com e sem vínculo com o Conselho, assim como as emissões de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e emissão de acervos técnicos, entre outros.

 

“O prazo regulamentar estabelecido para o tratamento dos protocolos fica entre cinco e sete dias úteis. Mas, por conta da adequação do sistema para os meios digitais, conseguimos baixar o tempo para quatro dias úteis, até menos”, compara.

 

Recém-formados

Quanto aos registros dos recém-formados nas Engenharias, Agronomia e Geociências, Taciana informa que o sistema permite a entrada dos protocolos de forma digital. “Há, também, a opção da entrega da carteira de registro profissional pelos Correios. A maioria tem optado por essa forma”.

 

Cassiano Alba, engenheiro eletricista, é sócio de uma empresa fundada neste ano, que atua nos ramos das engenharias Elétrica e Civil. “Nossa empresa foi formada no auge da pandemia. O registro foi feito em maio, de forma digital, e transcorreu sem problemas. Um dos sócios, recém-formado, registrou-se no Conselho. Fizemos o registro da empresa e conseguimos emitir ARTs e solicitar os acervos técnicos”, relata.

 

Alba salienta que todos os protocolos foram atendidos antes dos prazos anunciados. “O meio digital encurtou caminhos”, frisa.

 

Atendimentos

O sistema pode ser acessado pelo site do Crea-PR (https://bit.ly/3o4m4sR) e há também a possibilidade de agendamento presencial nas Inspetorias, após contato telefônico: Inspetoria de Pato Branco – (46) 3220-5800; Inspetoria de Francisco Beltrão – (46) 3524-4279; Inspetoria de Realeza – (46) 3543-1530; Inspetoria de Palmas – (46) 3220-5800.



Fonte: DIÁRIO DO SUDOESTE COM ASSESSORIA | FOTO: REPRODUÇÃO/ASSESSORIA

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br