DEPEN assume definitivamente gestão da carceragem anexa a 19ª SDP de Francisco Beltrão

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021 | Sudoeste

O Governador Carlos Massa Ratinho Junior publicou no dia 04 de novembro de 2020 o Decreto 6081, o qual transferia ao todo 41 (quarenta e um) Setores de Carceragem Temporária (SECAT) localizados em Delegacias da Polícia Civil para gestão plena do Departamento Penitenciário – DEPEN. Entre as citadas unidades, encontravam-se os SECATs anexos à 19ª Subdivisão Policial de Francisco Beltrão, da Delegacia de Dois Vizinhos e de Santo Antônio do Sudoeste.

 

Após breve período de adaptações, contando com redistribuição de equipamentos, viaturas e inclusive funcionários, houve a assunção plena – na data desta terça-feira (13) – da carceragem de Francisco Beltrão pelo DEPEN.

 

“Trata-se de uma conquista da Segurança Pública e da sociedade como um todo. Por décadas e décadas, policiais civis se viram obrigados a atuarem em desvio de função na custódia de presos em detrimento da nossa atividade precípua que é de investigação de delitos. Há agora uma demonstração clara de respeito às atribuições de cada órgão, sendo que a população será a principal beneficiada, pois a Polícia Civil poderá se dedicar integralmente à investigação e às atividades de Polícia Judiciária”, asseverou o Delegado Ricardo Moraes Faria dos Santos.

 

A transferência da carceragem também foi motivo de comemoração por parte do DEPEN:  “Em nome do nosso Coordenador Regional Marcos Andrade, agradecemos o apoio prestado pela Polícia Civil nos últimos anos. Hoje, novos tempos no Departamento Penitenciário, assumindo mais uma unidade na região, tendo gestores de cadeia pública como efetivos administradores desta carceragem”, ressaltou o Chefe de Cadeia Pública Alessandro Bezerra da Cunha.

 

As tratativas seguem para que, com a maior brevidade possível, o DEPEN também possa assumir a gestão plena de outras carceragens da região, em especial as de Dois Vizinhos e Santo Antônio do Sudoeste.



Fonte: PPNEWS COM ASSESSORIA

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br