Notícia

  • 02 julho 2019
  • Realeza
Encontro de Videocirurgia do curso de Medicina Veterinária da UFFS recebe cerca de 30 pessoas
Entre os dias 26 e 28 de junho, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promoveu o 1º Encontro de Videocirurgia do Sudoeste do Paraná. O evento contou com a participação de estudantes e profissionais médicos veterinários das cidades de Pato Branco, Realeza, Cascavel, e Chapecó-SC. Cerca de 30 pessoas acompanharam as palestras organizadas pelo Projeto de Extensão em Serviço de Clínica Cirúrgica da Unidade Hospitalar Veterinária Universitária da UFFS, em parceria com o Diretório Acadêmico (DAMVET).

O evento buscou discutir aspetos básicos da técnica de videocirurgia, apresentando instrumentos, equipamentos, procedimentos, protocolos anestésicos e aplicações. Alguns casos clínicos também foram enfatizados, como castrações de fêmeas, videocirurgias torácicas, monitoramento de doenças, entre outros. As palestras foram proferidas pelas professoras da UFFS Fabíola Dalmolin e Gabrielle Coelho Freitas, o professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Maurício Veloso Brun, e o mestrando da UFSM, Bernardo Nascimento Antunes.

 

 

 

A professora Fabíola Dalmolin cita algumas vantagens dessa modalidade cirúrgica na Medicina Veterinária, que está ganhando espaço. “As vantagens são muito semelhantes a técnica aplicada na área da Medicina. Dessa forma, na área veterinária, os animais recuperam-se mais rapidamente, o que diminui o tempo de hospitalização, há menor trauma tecidual, menor sangramento, diminuindo o risco de infecções”, detalhou.

Entre os participantes das palestras, os médicos veterinários Bruno Mayer, de Pato Branco, e Fabio Paradizo de Mello, de Chapecó-SC, elogiaram a qualidade das atividades. “O evento trouxe muitas atualidades e profissionais importantes da área de videocirurgia. Já atuei nessa área. Quando for possível adquirir os equipamentos, farei uso das técnicas”, destacou Bruno. “Já faço videocirurgia há um ano e estou buscando cada vez mais conhecimento”, completou Fabio.

 

 

O professor da UFSM, Maurício Veloso Brun, destacou a importância do evento para os futuros médicos veterinários e profissionais formados. “São muitas as possíveis aplicações da videocirurgia, até mesmo grande parte das cirurgias convencionais podem ser realizadas por esse método. O evento apresenta aos alunos da graduação um contato inicial com procedimentos diferenciados que podem trazer vantagens aos pacientes; e para quem já está no mercado, atuando, também é uma forma de se atualizar e trazer esse tipo de acesso cirúrgico para sua rotina”, comentou.


Fonte: Assessoria UFFS - Fotos: Ariel Tavares/UFFS
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.