Fim de semana terá boas chuvas no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020 | Clima Tempo

O fim de semana promete ser bastante chuvoso para boa parte do país. Algumas regiões terão temporais e até queda de granizo. Já no Nordeste o tempo seco segue se estendendo e atrapalhando os produtores de soja.

 

SUL

Nesta sexta-feira as chuvas ainda ficam restritas ao norte e leste do Paraná apenas. Santa Catarina pode ter instabilidades na parte leste, mas de maneira manchada. No Rio Grande do Sul não deve chover.

 

No sábado, as chuvas devem se espalhar por toda a região Sul, desde o sul gaúcho até o norte paranaense, onde são esperados os maiores acumulados.

 

No domingo, segue a condição de chuva, tempo instável e temporais nos três estados. Há risco para alta atividade elétrica, rajadas de vento variando de moderada à forte intensidade e eventual queda de granizo. O destaque fica para o norte, noroeste, campanha, fronteira com o Uruguai e sul gaúcho, onde os volumes tendem a ser mais elevados.

 

SUDESTE

Nesta sexta-feira as chuvas seguem afetando toda a região Sudeste. Os maiores acumulados são esperados deste o norte paulista, passando pelo triângulo mineiro e sul de Minas.

 

No sábado pouca coisa muda, a não ser a previsão que o nordeste de Minas Gerais terá tempo mais firme e seco. O restante das regiões seguem com muitas chuvas.

 

No domingo, ainda há condição para chuva em todas as áreas do Sudeste. Maiores acumulados devem ocorrer apenas entre a Zona da Mata mineira. Nas demais áreas, deve chover de forma bem isolada e com baixos acumulados. Mesmo assim, não se descarta a chance de temporais pela região, com trovoadas. Temperaturas mais elevadas na região, em comparação aos dias anteriores.

 

CENTRO-OESTE

A semana termina com tempo instável e chance para temporais em toda região Centro-Oeste do Brasil. Atenção para o risco de eventual queda de granizo, raios e rajadas moderadas de vento.

 

No sábado, devido à combinação entre calor, umidade e áreas de instabilidade no alto da atmosfera as chuvas persistem. Por isso, há previsão até de temporais, com destaque para o centro-sul de Mato Grosso e oeste de Goiás, onde os volumes podem ser mais expressivos. Em Mato Grosso do Sul a chuva é mais rápida e isolada, sem grandes acumulados.

 

No domingo a chuva perde bastante intensidade no Centro-Oeste do Brasil, mas ainda não se descarta a chance para temporais isolados nos três estados, devido à combinação entre calor e umidade. Os volumes desta vez não são elevados, mas a chuva vem acompanhada por raios e ventos moderados.

 

NORDESTE

Nesta sexta-feira não há previsão de chuvas para o Maranhão e o Piauí. Chuvas mesmos só no sudoeste da Bahia e, com baixos acumulados.

 

No sábado o tempo firma de vez e nenhum dos três estados deve ter chuvas. Temperaturas em elevação.

 

No domingo, segue a condição de chuva, tempo instável e temporais nos três estados. Há risco para alta atividade elétrica, rajadas de vento variando de moderada à forte intensidade e eventual queda de granizo. O destaque fica para o norte, noroeste, campanha, fronteira com o Uruguai e sul gaúcho, onde os volumes tendem a ser mais elevados.

 

No domingo o tempo seco predomina em praticamente toda região Nordeste do Brasil, com previsão de chuva restrita somente ao Maranhão, onde essa chuva deve vir com trovoadas, especialmente na parte da tarde.

 

NORTE

A semana termina com previsão para pancadas isoladas de chuva em grande parte da região Norte do Brasil, que ocorrem preferencialmente durante a tarde e acompanhada por trovoadas. Entre Roraima, Amapá, Pará e centro-norte do Tocantins, a chuva é mais fraca e passageira. Enquanto entre o Acre e Rondônia a chuva ocorre com maior intensidade.

 

No sábado, a combinação entre calor e umidade mantém o tempo instável em toda a região Norte do Brasil, onde há previsão para pancadas isoladas de chuva no período da tarde. Apesar de pouco volumosa, a chuva vem na forma de temporais, acompanhada por raios e ventos moderados. Destaque para chuva mais expressiva novamente entre Acre e Rondônia.

 

No domingo, pouca coisa muda no padrão de tempo da região Norte do país. A combinação entre calor e umidade é o principal responsável pelas pancadas de chuva previstas nos 7 estados. A chuva ocorre preferencialmente durante a tarde e é acompanhada novamente por raios e ventos moderados. Tempo firme aos pontos volta a predominar no leste do Tocantins.



Fonte: CANAL RURAL | FOTOS: REPRODUÇÃO/CANAL RURAL

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br