O que é o PET?
O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do Governo Federal brasileiro de estímulo a atividades de pesquisa, ensino e extensão universitárias, no nível de graduação. Os objetivos do programa, de acordo com a Secretaria de Ensino Superior (SESu), são a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica do aluno, a interdisciplinaridade, e o planejamento e execução de atividades acadêmicas diversificadas em grupos de tutoria.
Desenvolvido por um grupo de estudantes, com tutoria de um docente, organizados em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) do país. Atualmente existem 842 grupos PET distribuídos entre 121 IES.
Na cidade de Realeza- PR devido a demanda de propriedades rurais com o perfil da agricultura familiar, a importância econômica da bovinocultura leiteira na região e a precariedade da assistência técnica rural, foi criado no ano de 2010, o PET Medicina Veterinária/ Agricultura Familiar, cujo tema é a produção de leite com qualidade em propriedades da agricultura familiar.
O Fantástico Mundo da Pesquisa
A atividade é uma iniciativa do grupo PET Medicina Veterinária/Agricultura Familiar da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza. O principal intuito do grupo em desenvolvê-la é a disseminação da ciência, tomando por base a divulgação dos nossos professores, que acima de tudo são cientistas, e de seus trabalhos que contribuem significativamente para o desenvolvimento da sociedade.
É muito importante que o mundo valorize a pesquisa científica e compreenda a sua colaboração para a formação individual e coletiva.
Os benefícios da ciência não são para os cientistas, e sim para a HUMANIDADE! (Louis Pasteur)
O grupo possui páginas no Facebook e Instagram onde a comunidade pode acompanhar todas as atividades desenvolvidas semanalmente.
Link da página do PET Veterinária e Agricultura Familiar no Facebook:
https://www.facebook.com/PETveterinariaAgriculturaFamiliar/
Link da página do PET Veterinária no Instagram:
https://www.instagram.com/petmedicinaveterinaria/
Fonte: ASSESSORIA UFFS / RÁDIO CLUBE