Ivaiporã quer ser a capital do açaí no Paraná

sábado, 01 de agosto de 2020 | Agricultura

O plano é ambicioso e faz os olhos do agricultor e mestre sorveteiro Osvaldo Ferreira de Paula brilhar: transformar Ivaiporã, no Vale do Ivaí, na capital paranaense do açaí. O projeto, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento e a prefeitura local, ainda dá os primeiros passos, mas já conquistou clientes fiéis no comércio da cidade. Nos dias mais quentes é comum ver filas nas lanchonetes da cidade para experimentar a polpa ou o sorvete do açaí do Paraná.

 

A especificidade geográfica tem explicação. O açaí cultivado em solo paranaense é um pouco diferente do fruto encontrado comumente na região amazônica e em parte do Nordeste brasileiro. Em Ivaiporã, explica Osvaldo Ferreira de Paula, o fruto é extraído da palmeira juçara, árvore bastante comum na Mata Atlântica.

 

Como essa planta não tem perfilhos (ramos), a extração do caule para a produção do palmito implica em sua morte. Já o açaizeiro possui vários perfilhos, formando touceiras. Pode ser, inclusive, encontrado em terra firme em estados como Maranhão, Pará e Amazonas, onde vegeta em terrenos de várzeas e igapós.



Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS | FOTO: GILSON ABREU

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br