Justiça Eleitoral do Paraná lança aplicativo com jogo para combater "fake news" nas eleições

sexta-feira, 16 de outubro de 2020 | Paraná

Nesta sexta-feira (16), às 17 horas, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, e Dr. Roosevelt Arraes, do Instituto Mais Cidadania lançam o aplicativo “Fake ou News”, um jogo sobre o processo eleitoral. Cartas do app foram obtidas a partir de informações da Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, projeto de checagem de notícias da Justiça Eleitoral do Paraná do qual o Instituto é um dos parceiros.

 

INFORMAÇÃO DIGITAL

Inicialmente, o “Fake ou News” foi concebido em um jogo de cartas, mais complexo e com mais variáveis, aplicado pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) para estudantes que visitavam o TRE-PR. Por conta da pandemia do Covid-19, a equipe organizadora optou pela migração para o ambiente digital. A novidade estará disponível para download nas plataformas iOS ou Android.

 

Em formato de aplicativo, o jogo desafia o usuário por uma mensagem referente ao processo eleitoral. Caso o jogador considere o conteúdo da mensagem verdadeiro, deve escolher compartilhar a informação, mas, se considerar o conteúdo falso, então deverá apagar a mensagem. Depois de dez mensagens, o jogador recebe uma pontuação de acordo com o seu desempenho.

 

“Por meio do jogo, as pessoas vão conhecendo as regras e as informações mais importantes sobre as eleições e são estimuladas a não compartilhar notícias falsas”, explica Roosevelt. O objetivo é que o app seja utilizado pelo maior número possível de usuários para que as pessoas se sintam estimuladas a compartilhar apenas conteúdos verdadeiros.

 

CONCEPÇÃO

A ideia surgiu com o professor Rodolfo Stancki, que estuda o fenômeno das fake news e gostaria de conscientizar mais pessoas sobre o uso adequado das redes sociais e da internet. O jogo foi criado e produzido pela equipe do Instituto Mais Cidadania e colaboradores. Os envolvidos no projeto são Eduardo Seino Wiviurka, Luca Meneghin Macuco, Luiz Gustavo de Andrade, Maria Claudia Sawasaki, Paulo Henrique de Carvalho, Rodolfo Stancki e Roosevelt Arraes.



Fonte: O PRESENTE COM BEM PARANÁ | FOTO: DIVULGAÇÃO

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br