Livro digital sobre lendas urbanas da UFFS é lançado

sexta-feira, 20 de setembro de 2019 | Realeza

Já está disponível para download o livro digital “Aconteceu de verdade: lendas urbanas da UFFS”. O lançamento pela Editora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é resultado do primeiro Concurso Literário do Campus Realeza. O livro traz 25 contos cheios de mistérios, curiosidades e que refletem o lado mais sombrio da realidade. Para baixar a obra, basta acessar o site da Editora da UFFS: www.uffs.edu.br/editora. O download é gratuito.

A organização do livro é do professor Saulo Gomes Thimóteo, que também coordenou a realização do concurso. No prefácio, o organizador explica que “a proposta era exercitar a criatividade, inserindo personagens e elementos sobrenaturais, ou, pelo menos, inexplicáveis, na rotina e nos ambientes do Campus Realeza”.

Ainda sobre o aspecto das lendas urbanas, Thimóteo acrescenta que o gênero transita entre a realidade e a ficção, trazendo suspense ou horror, sendo marcado pela reviravolta final, geralmente, surpreendente. “Nenhum desses contos pretende afastar as pessoas dos espaços do campus, antes se deseja que cada árvore, cada porta, cada sala seja uma via de estímulo à imaginação de todos. E que compartilhem histórias e visões, pois é desse modo que uma das mais tradicionais e antigas formas de literatura se atualiza e se mantém viva: a literatura oral, contada pelos antepassados à beira da fogueira ou em rodas de chimarrão”, comentou.

E as inscrições para participar da 2ª edição do Concurso Literário de Lendas Urbanas do Campus Realeza estão abertas até o dia 31 de outubro. Participe enviando sua história para lendasurbanasuffs@gmail.com. Obrigatoriamente, o conto deve iniciar com a seguinte frase: "Essa história aconteceu de verdade com um(a) estudante, professor(a), técnico(a), visitante da UFFS". As regras de participação no concurso estão no site: lendasurbanasuffs.blogspot.com.

Autores da primeira edição do livro digital “Aconteceu de Verdade: Lendas Urbanas da UFFS”:


Os contos do livro “Aconteceu de Verdade: Lendas Urbanas da UFFS” foram escritos por: Alice Florintino, Ana Keli de Amaral dos Santos, Antônio Marcos Myskiw, Augusto Domingos Pagnoncelli, Bruno da Rocha Nunes, Cláudia Letícia Pivetti de Carli, Ederson Luiz Lopes, Edineia Paula Sartori Schmitz, Emily Picini Medeiros, Gabriel Fischer Lottermann, Ivanglei Schirmann, Jane Ribeiro, Nadiane Laiz Lotici, Paloma Batista Carbonera, Pamela Tais Clein, Ramunielly Bonatti, Saulo Gomes Thimoteo e Simone Pinheiro Achre.



Fonte: Assessoria UFFS

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br