Mestrado em Saúde, Bem-estar e Produção Animal da UFFS promove evento para discutir internacionalização

segunda-feira, 14 de setembro de 2020 | Realeza

Com objetivo de discutir práticas e iniciativas sobre internacionalização, o Programa de Pós-graduação em Saúde, Bem-estar e Produção Animal (PPG-SBPAS) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza promove um evento on-line entre os dias 22 e 25 de setembro. As palestras buscam apresentar experiências de internacionalização de outras instituições de Ensino Superior, bem como delinear propostas para qualificação do Programa  internacionalmente.

 

De acordo com a coordenadora do PPG-SBPAS, professora Maiara Garcia Blagitz Azevedo, o evento é o primeiro passo em busca da internacionalização, pois, desde a concepção do programa, esse objetivo foi definido em razão da UFFS estar localizada na Mesorregião Grande Fronteira do Mercosul.

 

“O PPG-SBPAS vislumbra outras parcerias com instituições internacionais a fim de discutir os problemas da fronteira e, futuramente, obter um programa de pós-graduação com dupla titulação. Temos parceria com a professora Dra. Luciana Bignardi de Soares Brisola Casimiro da Costa, docente da The Ohio State University, nos Estados Unidos, que contribui com o Programa ministrando aulas e pesquisas em comum com os docentes que atuam no PPG-SBPAS. Desejamos esse intercâmbio também entre os programas de pós-graduação localizados na Argentina e no Uruguai”, explicou.

 

O evento traz pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), UFFS, Faculdade Horizontina (Fahor), Universidad de Murcia (Espanha) e representantes da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI). As palestras buscam apresentar aspectos da formação na área da Medicina Veterinária, relações internacionais entre instituições de Ensino Superior, além de abordar a importância da internacionalização na formação de estudantes e servidores da Instituição. “Buscamos promover uma capacitação acerca dessas temáticas, visando discutir de que forma podemos aprimorar as parcerias que temos, fomentando a prática desses processos”, comentou a professora Fabíola Dalmolin, organizadora do evento.

 

AGIITEC

 

Para o desenvolvimento de ações de internacionalização, a UFFS criou a Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC), que apoia a realização do evento. O secretário especial da AGIITEC, professor Ernesto Quast, explica que a agência “tem como objetivo a integração de ações de inovação e transferência tecnológica com a internacionalização para fortalecimento e trocas de experiências de sucesso realizadas por outras instituições internacionais. Muitas ações de internacionalização encontram-se aliadas ao fortalecimento de parcerias de instituições de ensino e pesquisa com o setor produtivo, o que justifica a unificação das áreas de internacionalização e inovação tecnológica promovida pela UFFS”, detalhou.

 

Ainda de acordo com Quast, além de apresentar os diversos aspectos relacionados à internacionalização, o evento também busca discutir temas como a mobilidade internacional e a elaboração de projetos de pesquisa em parceria com instituições internacionais. O professor também cita que alguns aspectos a serem trabalhados para a internacionalização na UFFS contemplam: experiências e competências interculturais; redes de pesquisa; desenvolvimento de competências de docentes; desenvolvimento de novas metodologias de ensino; cooperação acadêmica e integração de currículos, visando o aproveitamento de disciplinas realizadas em instituições internacionais; acolhimento de servidores e estudantes estrangeiros; capacitação em línguas estrangeiras; aprendizagem contínua e a distância; fortalecimento de ações conjuntas de internacionalização e de inovação tecnológica junto com o setor produtivo e o incentivo ao empreendedorismo.

 

Inscrições

 

Para participar do evento, é necessário realizar inscrição pelo site: www.even3.com.br/internacionalizacaofs. O evento é aberto a toda comunidade acadêmica da UFFS e a professores e discentes de outras instituições de ensino superior.

 

A transmissão no primeiro dia do evento, 22 de setembro, será realizada pela plataforma Google Meet, sendo necessário possuir conta Google para acessar o link da reunião. No período de 23 a 25 de setembro, a transmissão será realizada pela plataforma Webex Meetings/Events. O download do aplicativo pode ser realizado pelo site: www.webex.com/downloads.html.

 

Confira a programação completa:

 

Dia 22/09 (Terça-feira)

- 17h - “Formação pós graduada na Medicina Veterinária” - Profa. Dra. Maria Angélica Miglino - USP

- 18h45 - “Experiência internacional sob a visão de uma veterinária pós-graduanda na Espanha” - MV. Dra. Camila Peres Rubio - Universidad de Murcia (Espanha)

 

Dia 23/09 (Quarta-feira)

- 17h - “Por que, o que, e como internacionalizar?” - Profa. Dra. Luciane Stallivieri - UFSC

- 18h45 - “Experiências internacionais nas relações entre IES” - Prof. Me. Marcelo Blume - FAHOR

 

Dia 24/09 (Quinta-feira)

- 17h - “A internacionalização como fator de impacto para a qualificação da pós-graduação” - Profa. Dra. Eliane Segati Rios - UENP/FAUBAI SUL

- 18h45 - “Políticas de internacionalização” - Prof. Dr. Lincoln Fernandes - UFSC

 

Dia 25/09 (Sexta-feira)

- 17h - “Internacionalização na UFFS: situação atual e perspectivas futuras” - Prof. Dr. Ernesto Quast - UFFS

- 18h45 - “Mesa-redonda: ações futuras de internacionalização no SBPAS” - Profa. Dra. Maiara Garcia Blagitz – UFFS, Profa. Dra. Fabíola Dalmolin – UFFS e Prof. Dr. Ernesto Quast - UFFS



Fonte: AEN

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br