MetSul alerta para temporal na região sul do país

quarta-feira, 02 de dezembro de 2020 | Clima Tempo

A MetSul Meteorologia alerta para a possibilidade de chuva localmente forte a intensa e temporais isolados de vento e granizo durante a passagem de uma linha de instabilidade associada a um centro de baixa pressão pelo Sul do Brasil entre hoje e amanhã.

 

A linha de instabilidade vai se formar ainda durante a manhã sobre as províncias argentinas de Corrientes e Misiones, avançando para o Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, deverá progredir para Leste rapidamente e alcançar grande parte do Estado até a noite. Chega à região de Porto Alegre na noite desta quarta-feira. A chuva e os temporais vão alcançar ainda Santa Catarina e o Paraná. Atingem o Oeste catarinense e o Sudoeste do Paraná já nesta quarta e o restante dos dois estados ao longo da quinta-feira.

 

Conforme a análise da MetSul, a chuva será muito irregular na passagem desta linha de instabilidade, mas cairá na esmagadora maioria dos municípios. Os volumes é que devem variar demais de um ponto para outro, até dentro de uma mesma região. Alguns pontos podem registrar acumulados próximos ou acima de 50 mm em menos três horas, o que pode provocar alagamentos.

 

Como a instabilidade avançará na forma de uma linha e em forma de arco, conforme as projeções de refletividade dos modelos numéricos, cresce muito o risco de vento forte a intenso, isoladamente até destrutivo. Ocorrências de granizo são prováveis, mas de forma localizada.

 

Na quinta, o centro de baixa pressão na costa gaúcha provoca chuva ainda no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul, especialmente na primeira metade do dia, mas no decorrer do período a baixa impulsiona ar seco a partir do Oeste e até o final da quinta o tempo deve estar firma na maior parte do território gaúcho.



Fonte: METSUL | Foto: Divulgação

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br