Notícia

  • 22 janeiro 2021
  • Clima Tempo
Pancadas de chuva e granizo devem atingir o Sul e Sudeste nesta sexta

Sul

A previsão de tempo indica pancadas fortes de chuvas para toda a região Sul. As precipitações já começam pela manhã no oeste e norte do estado gaúcho, e durante a tarde se espalham em boa parte do Rio Grande do Sul e em todo o Paraná e Santa Catarina. Estão previstos mais temporais, com rajadas de vento de mais de 50km/h, raios e até mesmo queda de granizo. Os maiores volumes de chuva ocorrem novamente no nordeste de Santa Catarina e no litoral do Paraná. Devido ao solo encharcado com as chuvas dos últimos dias, há condições para deslizamentos de terra, além de alagamentos e demais transtornos. A previsão é de temporais para os três estados do Sul.

 

Sudeste

Na sexta-feira, os temporais voltam no período da tarde em grande parte do estado de São Paulo, no sul e leste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Já no Espírito Santo as chuvas são mais isoladas e passageiras, também no período da tarde. Os acumulados de chuva tendem a ser elevados no litoral paulista, como litoral sul, com potencial para alagamentos. Mas, não se descartam danos nas demais localidades.

 

Lavouras de soja devem receber maior volume de chuvas na virada do mês

Os temporais mais fortes ocorrem em grande parte do estado de São Paulo, como Presidente Prudente, Região Metropolitana de São Paulo e Vale do Ribeirão, litoral paulista, Campinas e Vale do Paraíba, e no Rio de Janeiro, como na Região Serrana e Metropolitana do Rio de Janeiro. Há riscos de rajadas de vento de mais de 50km/h, raios e queda de granizo. Nas demais áreas, como no nordeste de São Paulo e em Minas Gerais o tempo será firme. Já as temperaturas em grande parte da Região Sudeste são altas, e com sensação de calor.

 

Centro-Oeste

O tempo deve ficar mais chuvoso, com pancadas de chuva que começam isoladas pela manhã no Mato Grosso e de Goiás, e no extremo sul do Mato Grosso do Sul, porém é à tarde que os temporais se intensificam e ocorrem por toda a Região. Atenção novamente aos volumes de chuva elevados no sudoeste do Mato Grosso e no noroeste do Mato Grosso do Sul, com riscos para alagamentos, enxurradas e demais transtornos, mas não se descartam danos nas demais localidades. Além disso, toda o Centro-Oeste, onde chove tem previsão de raios, rajadas de vento e eventuais quedas de granizo. Mesmo com a chuva, faz calor à tarde na maior parte do Centro-Oeste.

 

Nordeste

São esperadas chuvas mais fortes mais à tarde em boa parte do Nordeste. As precipitações são mais isoladas são na faixa leste da Região, e mais fortes e com acumulados altos no Maranhão, Piauí e Ceará. Aliás, nesses últimos 3 estados há riscos de rajadas de vento, raios e eventuais quedas de granizo.

 

Norte

O tempo será instável, com chuvas ao longo do dia, e mais uma vez tem sua maior intensidade à tarde. Os acumulados de chuva são altos no Acre, em Rondônia, no Amazonas, no noroeste e norte do Pará e no Amapá.

 

Boa parte da chuva se deve ao calor, a alta umidade, mais a circulação dos ventos em altitude. Já no norte do Pará e no Amapá, as precipitações acontecem devido à Zona de Convergência Intertropical. Em Tocantins os temporais vem acompanhados por raios, rajadas de vento e até mesmo com potencial para queda de granizo em pontos isolados.


Fonte: Canal Rural com informações da Somar Meteorologia
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.