Plataforma de compostagem do lixo orgânico está em fase final de construção

terça-feira, 08 de junho de 2021 | Geral

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Meio Ambiente de Realeza está em fase de finalização da construção de uma plataforma de compostagem do lixo orgânico. O espaço é uma espécie de pista de cimento que fica aberta, com decaídas e tubulação para escorrer o chorume (líquido). Neste local serão depositados a poda de árvores triturada e restos de alimentos para então ocorrer a compostagem. Alí ficará o tempo necessário para se tornar adubo.

 

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente do Município, Michele dos Santos, esse é mais um passo no avanço a sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. “Sabemos da importância da separação correta do lixo, mas principalmente também do destino correto de tudo o que é recolhido em nossa cidade. Temos um trabalho excelente por parte da APARA no reciclado e tínhamos a necessidade de investir também no cuidado com o lixo orgânico. Essa era uma necessidade de urgência para nosso município e hoje a compostagem, podemos dizer que, já é uma realidade”, frisou a Secretária. Michele acrescentou ainda que “com a construção desta plataforma, teremos a oportunidade de fornecer esse adubo para escolas e espaços públicos no preparo do solo e, com o tempo, para a população em geral.

 

O que é compostagem?

Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos por organismos heterótrofos aeróbios (bactérias e fungos), com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais formando assim um solo humífero.



Fonte: PREFEITURA DE REALEZA

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br