Polícia Militar do Paraná abre concurso público com 110 vagas para cadetes

segunda-feira, 12 de agosto de 2019 | Geral

As inscrições para o concurso público da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) com 110 vagas para cadetes começam nesta segunda-feira (12). Conforme o edital, são 90 vagas para cadete PM e 20 vagas para cadete bombeiro militar.

 

Os candidatos devem se inscrever até 17h do dia 10 de setembro, pela página do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC-UFPR). O edital também está disponível no site.

 

Conforme o edital, os aprovados devem passar pelo curso de formação de oficiais, com duração de três anos. O salário inicial dos alunos é de R$ 3.213,61. Ao concluir o curso, o aluno é promovido a 2º tenente, com salário de R$ 9.544,44.

 

É exigido que os candidatos tenham no máximo 30 anos (completos até o primeiro dia de inscrições) e o ensino médio concluído para poder participar do concurso.

 

Das 110 vagas, 99 são de ampla concorrência (81 para cadete PM e 18 para cadete do Corpo de Bombeiros). As outras 11 vagas são destinadas a candidatos afrodescendentes, sendo nove vagas para cadete PM e duas para cadete bombeiro militar.

 

O edital prevê que, conforme a Lei Estadual nº 14.804/2005, somente até 50% das vagas podem ser preenchidas por mulheres. Conforme a publicação, "atingido o limite previsto não serão nomeadas candidatas do sexo feminino independente da classificação final obtida no certame".

 

As provas ocorrem em duas fases:

Prova classificatória realizada em duas etapas, pelo NC-UFPR: prova de conhecimentos gerais, com 90 questões objetivas, e prova de compreensão e produção de textos, constituída de três questões discursivas.

Prova eliminatória realizada pela PM: provas de habilidades específicas (PHE) que incluem: investigação social, avaliação psicológica, exame de capacidade física e exame de sanidade física.



Fonte: G1 Paraná

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br