Projeto "UFFS de Portas Abertas" atende mais de 500 alunos da Educação Básica

quinta-feira, 04 de abril de 2019 | Realeza

Para estimular a visitação da comunidade, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza, há um ano, criou o projeto de Extensão "UFFS de Portas Abertas". Nesse período mais de 500 estudantes da Educação Básica participaram das atividades do projeto. Na terça-feira (2), alunos do município de Santa Izabel do Oeste fizeram um passeio pela Instituição e participaram de uma oficina.

O coordenador do projeto, Bruno da Rocha Nunes, assistente em Administração na UFFS, ressaltou que a prioridade é aproximar os estudantes do Ensino Fundamental e Médio do ambiente universitário, estimulando novos aprendizados. "Além de conhecerem a estrutura física da UFFS, esses alunos também participam de oficinas de aprendizagem que são propostas por acadêmicos inseridos em programas e projetos de formação docente, de Pesquisa e de Extensão", destacou.

Em um ano de funcionamento, o projeto contabilizou a participação de 20 colégios, escolas e centros municipais de Educação Infantil. "Mais de 500 estudantes da região visitaram a UFFS, assim como participaram de oficinas nos ambientes da Universidade. Esses alunos são dos municípios de Realeza, Santa Izabel do Oeste, Dois Vizinhos, Ampére, Pérola do Oeste, Manfrinópolis, entre outros", comentou Nunes.

E, nesta terça-feira (2), 21 alunos do Ensino Médio Integral do Colégio Estadual Guilherme de Almeida, de Santa Izabel do Oeste, estiveram na UFFS. Eles participaram de uma oficina de produção de contos, coordenada pelo professor Saulo Gomes Thimóteo e promovida pelos acadêmicos do curso de Letras: Português e Espanhol que atuam no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).

Sobre a visitação, a professora Elisandra da Silva observa que o projeto contribui para a formação dos alunos. "É uma oportunidade interessante, pois os alunos conhecem uma realidade diferente. Isso os estimula a conquistar o objetivo de ingressar no Ensino Superior, além de acessarem outros conhecimentos", apontou.

Para participar, basta os professores da Educação Básica agendarem o atendimento pelo telefone (46) 3543-8309 ou pelo ramal 8346, com o coordenador do projeto, Bruno da Rocha Nunes. Os interessados também podem agendar pelo e-mail bruno.nunes@uffs.edu.br. É muito importante que os professores informem a faixa etária dos visitantes, o ano em que os alunos estudam, bem como os conteúdos a serem enfatizados durante a visitação.



Fonte: Assessoria UFFS - Fotos: Ariel Tavares

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br