Notícia

  • 06 julho 2020
  • Paraná
Região de Cascavel possui a maior incidência da Covid-19 no Paraná
Você pode ouvir esta matéria

A cada 100 mil habitantes de Cascavel e de municípios ao redor, 757 são diagnosticados com a Covid-19. É a maior taxa de incidência da doença em todo o Paraná, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As cidades fazem parte da 10ª Regional de Saúde, que compreende a 10 municípios. A segunda região com o maior número de casos, proporcionalmente a 100 mil habitantes, é a de Cianorte que é dividida em 13 cidades. Por lá, a incidência da Covid-19 chega a 644.

 

Na sequência, aparece a 20ª Regional de Saúde – a de Toledo – com 427 casos confirmados a cada 100 mil habitantes. A região compreende 20 municípios e é vizinha de Cascavel que possui a maior incidência. As três regionais estão em situação de emergência segundo a Sesa, já que estão com a incidência do coronavírus superior a 50% do índice estadual, que está em 271 casos para a cada 100 mil habitantes.

 

De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti, os números reforçam a necessidade de medidas mais restritivas para “frear” o avanço da pandemia.

 

As três regionais com maior incidência da doença no estado também fazem parte das regiões com as maiores taxas de ocupação de leitos de UTI SUS exclusivas para a Covid-19. No Oeste, 68% dos leitos estão ocupados. Já no Noroeste, o índice chega a 53%. Somadas as duas regiões possuem 230 leitos de UTI públicos destinados a pacientes com o coronavírus, 138 estão ocupados.

 

A região com o menor índice é a Norte, com 36%. A diretora lembra que na região leste, que abrange Curitiba, região metropolitana, e litoral, a ocupação de leitos quase chega a 90%.

 

Além da ocupação de leitos e incidência de casos, o número de mortes provocadas pelo vírus proporcionalmente a 100 mil habitantes também tem preocupado as autoridades. As regionais de Cornélio Procópio, Cascavel e Londrina lideram o ranking da ocorrência de óbitos por 100 mil habitantes e estão em situação de emergência.

 

De acordo com a Sesa, o índice de mortalidade na 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio, que é composta por 18 municípios, está em 15,7. Já na de Cascavel, a taxa é de 12,9. Londrina e região aparecem no ranking com 12,3 mortes a cada 100 mil habitantes. A letalidade da Covid-19 em todo o estado está em 6,8, conforme a Sesa.


Fonte: BandNewsCuritiba / Foto: Leonardo Frederico Sguarezi
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.