Notícia

  • 16 abril 2021
  • Sudoeste
Santa Izabel do Oeste entra em alerta de infestação da dengue e corre o risco de ter uma epidemia

Após várias denúncias, o Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Izabel do Oeste realizou entre os dias 5 e 9 de abril, o LIRAa (Levantando Rápido de índices do Aedes Aegypti). O resultado foi 4,2, um alto risco para epidemia de Dengue no nosso município.

 

O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

 

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti.

 

A coordenadora de endemias, Rita Grabowski, pede a colaboração de toda a população no que se refere ao combate à dengue em nosso município. 

 

Rita fala também sobre a Campanha de Coleta de Pneus Usados que será realizada em Santa Izabel do Oeste, do dia 15 a 22 de abril, sendo entregues no parque de máquinas, no setor rodoviário, ou no dia 21 de abril sendo disponibilizados próximo a lixeiras que depois será feito o recolhimento. A campanha está sendo promovida pela prefeitura Municipal de Santa Izabel do Oeste através das Secretarias de Meio Ambiente e Secretaria de Serviços Públicos, em parceria com a Redisa Pneus.


Fonte: RÁDIO DANÚBIO AZUL | FOTO: AGENTES DE ENDEMIAS
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.