Secretaria de Agricultura reúne agroindústrias de Realeza para apresentar melhorias e ações de desenvolvimento

quinta-feira, 08 de abril de 2021 | Realeza

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com o CONSAD – Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento local, esteve reunido, nesta quarta-feira, 07, com os agroindustriais de Realeza, no ramo alimentício.

 

A parceria do município com o Consórcio já existe há cerca de um ano e diversas ações estão sendo realizadas no intuito de adequar a produção de alimentos de origem animal, padronizar, de acordo com as normas de segurança e, principalmente estruturar e fomentar a comercialização dentro e fora da cidade.

 

O Prefeito Paulo Bateria, acompanhou o encontro e destacou a importância desta parceria. “Temos que pensar grande, expandir. Que bom que o CONSAD está conosco para somar esforços e trabalhar juntos. Sabemos que a adequação é um processo e que renderá muito crescimento no setor. O nosso objetivo é que esses pequenos produtores comecem a expandir e vender para todo o território nacional”, frisou o Prefeito. Para que isso aconteça é necessário adequar às exigências para conquistar um selo chamado SISBI. Este selo abre as portas e legaliza a comercialização dos produtos coloniais em todo o Brasil. A Secretaria, através do trabalho intenso da Secretária Michele dos Santos e do Médico Veterinário Lucas e o CONSAD estão trabalhando juntos para ajudar os agroindustriais que queiram expandir nessa missão. “Estamos dando total apoio, ajudando, instruindo, capacitando, dando suporte na estrutura física, rotulagem correta, documentação, inspeção e tudo o que envolve esse processo para a conquista do SISBI”, afirmou o Veterinário Lucas. “O que queremos é que os pequenos produtores entendam a importância destas adequações e aderem à ideia. Com isso teremos mais qualidade no produto, segurança para o consumidor, mas principalmente fomento econômico destes pequenos que terão a oportunidade de vender seus produtos, embutidos, queijos, para todo o Brasil, se assim quiserem.”, disse a Secretária Michele.

 

O QUE É O CONSADO CONSAD?

É um Consórcio Interestadual e Intermunicipal de Municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul de Segurança Alimentar e Atenção a Sanidade Agropecuária e Desenvolvimento Local, com sede no município de São Miguel do Oeste/SC e atua nas regiões do Extremo Oeste de SC, Sudoeste do Paraná e Noroeste do Rio Grande do Sul.

 

O QUE É SISBI/POA?

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária (SUASA), padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir inocuidade e segurança alimentar. O SISBI-POA é uma importante ferramenta de inclusão, uma vez que respeita as especificações regionais de produtos de origem animal em diferentes escalas de produção e permite inserção no mercado formal (local, regional e nacional) de uma categoria de produtos que necessita ainda de regulamentação especifica. Embora, o ingresso no SISBI-POA é voluntário, os municípios incluídos neste sistema têm seus serviços de inspeção reconhecidos como equivalentes ao Serviço de Inspeção Federal (SIF).



Fonte: PREFEITURA DE REALEZA

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br