Simulação de atendimento de acidente e passeio ciclístico marcam o encerramento da Campanha Maio Amarelo em Realeza

segunda-feira, 03 de junho de 2019 | Policial

Na tarde de sábado (1º), as pessoas que passavam pela Praça Central de Realeza se deparavam com uma cena que chamava a atenção. Duas pessoas caídas na via, ambulância do SAMU, viaturas da Defesa Civil de Realeza e da Polícia Militar.

 

A cena montada simulava o atendimento de uma ocorrência de acidente de trânsito e fazia parte da cerimônia de encerramento da Campanha Maio Amarelo, desenvolvida no município de Realeza por diversos órgãos públicos e sociedade civil organizada (Prefeitura Municipal, Polícia Militar, DETRAN, SAMU, Defesa Civil, Secretaria de Educação e Associação Empresarial de Realeza – ACIAR).

 

A simulação se iniciou com a ligação de uma pessoa que passava pelo local e solicitou atendimento pelo telefone de emergência 192. O solicitante descreveu para o atendente a cena que visualizava: duas pessoas caídas na via, um ciclista e um motociclista, bastante feridas e já inconscientes.

 

As viaturas do SAMU e da Defesa Civil se deslocaram até o local onde realizaram todos os procedimentos como se se tratasse de um acidente real. Não faltou na simulação a presença do “curioso” que na busca de registrar o acidente para divulgar em suas redes sociais, atrapalhava o bom atendimento às vítimas.

 

Após finalizado a atendimento, ocorreu uma breve explicação sobre os procedimentos que devem ser adotados e os que devem ser evitados quando uma pessoa se deparar com um acidente de trânsito. Ressaltou-se que a primeira preocupação sempre deve ser com a segurança das pessoas, motivo pelo qual a prioridade é a sinalização da via para que outros condutores que estejam passando pelo local não acabem também se envolvendo no acidente, o que pode gerar um agravamento da situação.

 

Também foram dadas dicas sobre como proceder em relação às vítimas e que registros em vídeo ou foto das pessoas não devem ser feitos nem divulgados, sob pena da pessoa que assim proceder responder tanto civil quanto criminalmente.

 

Finalizada a simulação, foi realizado um passeio ciclístico pelas ruas da cidade, que contou com a participação da comunidade.

 

O comitê organizador da campanha Maio Amarelo agradece a participação de todos os que contribuíram de alguma forma para a realização da campanha e espera que as ações realizadas resultem em uma redução do número de acidentes de trânsito, bem como no número de vítimas que, infelizmente, acabam afetadas por esses acidentes.



Fonte: PM

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br