Sudoeste do Paraná recebe unidade operacional do SEST SENAT

quarta-feira, 18 de novembro de 2020 | Sudoeste

Você também pode ouvir esta matéria

Municípios do Sudoeste do Paraná terão a sua disposição uma nova unidade do SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) a partir desta quinta-feira (19). As 11h uma moderna estrutura levantada em Francisco Beltrão será inaugurada. O valor total de investimento é de R$ 13,4 milhões. A capacidade é de 53 mil atendimentos ao ano.

 

A nova unidade do SEST SENAT vai oferecer serviços gratuitos, nas áreas de saúde e qualificação profissional, aos trabalhadores do transporte e seus dependentes. Entre os serviços disponibilizados destaca-se o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus – tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica. Na área da saúde, serão ofertados atendimentos de odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. A comunidade local também pode usufruir dos serviços. 

 

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e dos Conselhos Nacionais do SEST e do SENAT, Vander Costa, explica que, com a inauguração da unidade de Francisco Beltrão, o SEST SENAT reforça seu compromisso de contribuir com o desenvolvimento do transporte no país. “Onde tem mercado transportador, tem SEST SENAT. A nova unidade permite ampliar a eficiência das empresas de transporte no Paraná, em um importante polo de escoamento da produção nacional. Temos a convicção de que a capacitação profissional aliada à qualidade de vida, oferecida pelos nossos serviços de saúde, é capaz disso. Queremos continuar induzindo o desenvolvimento regional e contribuindo para o aprimoramento do setor e dos trabalhadores do transporte da região”, afirma.

 

“A unidade do SEST SENAT de Francisco Beltrão era um anseio dos trabalhadores de todos os modais. Além disso, o atendimento será estendido aos familiares também. Certamente, um momento de extrema importância para a cidade que ganha esta moderna estrutura”, observa o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT e da FETRANSPAR, coronel Sérgio Malucelli.

 

Estrutura

A nova estrutura tem 1.826,70 m² de área construída e conta com sala de treinamento no simulador de direção, com capacidade para 15 alunos; três salas de aula com capacidade para 25 alunos cada; e um laboratório de informática, com capacidade para 18 alunos.

 

Na área de saúde está equipada para prestar atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia clínica em quatro consultórios, além de um centro de eventos. Tudo isso para proporcionar mais qualidade ao transporte de Francisco Beltrão e região.

 

O presidente Vander Costa ressalta que a gratuidade dos atendimentos aos trabalhadores do transporte só é possível devido à contribuição paga pelos transportadores. “O SEST SENAT está cumprindo sua responsabilidade de transformar esses recursos em resultados. Eu tenho confiança e orgulho em afirmar que o nosso trabalho contribui para aumentar a segurança no trânsito, melhorar a eficiência do transporte e reduzir os custos operacionais das empresas", finaliza.

 

Homenagem

A nova unidade recebe o nome de Albio Stüpp, empresário e representante do setor de transporte no Paraná.

 

Expansão 

A unidade de Francisco Beltrão é a sétima ser inaugurada em 2020. Ela integra o plano de expansão e melhoria da rede física do SEST SENAT em todo o Brasil, que, desde 2017, já inaugurou 27 novas estruturas. A ampliação das unidades permite ao SEST SENAT oferecer mais e melhores serviços aos trabalhadores do setor e, assim, garantir mais eficiência para as empresas.

 

Com Francisco Beltrão, o SEST SENAT chega a 12 unidades no Paraná. Em todo o país, são 157 unidades em funcionamento.

 

INFORMAÇÕES DA ESTRUTURA:

Área do terreno: 7.200,34 m²    

Área construída: 1.826,70 m²    

Capacidade: 53.802 atendimentos por ano, sendo:

 

SEST: 4 clínicas:

- Odontologia: 11.088 atendimentos por ano (4 cadeiras odontológicas)

- Fisioterapia: 4.032 atendimentos por ano

- Nutrição: 2.016 atendimentos por ano

- Psicologia: 2.016 atendimentos por ano

 

SENAT:

- 1 sala de treinamento no simulador, com capacidade para 15 alunos;

- 3 salas de aula, com capacidade para 24 alunos cada uma;

- 1 sala de treinamento de EaD, com capacidade para 18 alunos;

- Capacidade de ensino presencial: 34.650 atendimentos por ano.

 

ITENS DE SUSTENTABILIADE:

- Placas fotovoltaicas

- Reuso de água pluvial

- Brises para diminuição da temperatura interna e uso do ar-condicionado

- Iluminação de LED

 

ATENDIMENTOS SEST SENAT NO PARANÁ

2018: 143.118

2019: 158.092

2020 (até setembro): 90.857

 

EMPRESAS DE TRANSPORTE

Paraná: 67.728 empresas matriz / 71.827 matriz + filial

Francisco Beltrão: 700 empresas matriz / 731 matriz + filial

 

NOVAS OBRAS NO PARANÁ – PROJETO DE EXPANSÃO SEST SENAT - serão 17 unidades no estado com as novas obras

Já inauguradas – 2019

1. Maringá

2. Toledo

3. Umuarama

 

Em fase de execução de obras

1. Paranaguá

2. Cascavel

 

Em licitação de empresa para elaboração dos projetos executivos

1. Guarapuava

 

Em licitação de obras

1. Santo Antônio da Platina

2. Pato Branco



Fonte: RÁDIO CLUBE COM INFORMAÇÕES DE ASSESSORIA | FOTO: REPRODUÇÃO FETRANSPAR SEST SENAT

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br