Notícia

  • 13 junho 2019
  • Realeza
UFFS: Curso de Medicina Veterinária promove Aula Magna em parceria com soldados do Corpo de Bombeiros

Cerca de 70 pessoas participaram da II Aula Magna do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Os palestrantes integram o 2° Subgrupamento de Bombeiros Independentes do Paraná e falaram sobre a experiência no resgate e captura de animais, assim como na busca e salvamento com a ajuda de cães. O evento foi realizado na noite de terça-feira (11), na Casa da Cultura de Realeza.

Atuando em Coronel Vivida, o soldado Henrique Affonso Stein falou sobre o resgate e a captura de animais. Com formação em Medicina Veterinária, o soldado apresentou equipamentos utilizados e contou experiências de resgate de cães, gatos, equinos e bovinos. Também deu orientações de como atuar na captura de animais silvestres e peçonhentos, assim como na remoção de insetos, como abelhas e vespas.

Já o soldado João Carlos Alves Junior, de Pato Branco, contou sobre sua experiência na busca e salvamento com a ajuda de cães. O soldado estava acompanhado da cadela Brida, parceira nas operações. Brida é da raça Pastor Belga de Malinois e tem três anos e meio de idade. Ela foi treinada pelo soldado Alves e os dois trabalharam em Brumadinho-MG na tentativa de localizar corpos desaparecidos após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. Na primeira missão, um mês após a tragédia, Brida encontrou um corpo e outros 15 segmentos de corpos. Já na segunda missão, apenas foram plotados pontos de busca.

“A rapidez com que a Brida acha uma pessoa é muito maior, equivalendo a aproximadamente 20 homens atuando. O trabalho dela traz uma resposta mais rápida numa situação de emergência, o que evita o agravamento da situação da vítima. Isso traz mais eficiência ao trabalho do Corpo de Bombeiros”, comentou o soldado Alves.

O evento foi organizado pela Coordenação de Curso e pelo Diretório Acadêmico de Medicina Veterinária (DAMVET). “Com essa atividade, mostramos aos acadêmicos diferentes áreas de atuação vinculadas a corporações, nesse caso específico, com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. É importante que os alunos tenham esse contato com outras possibilidades de atuação dentro da formação em Medicina Veterinária”, disse a coordenadora do curso, professora Patrícia Romagnolli.


Fonte: Assessoria UFFS - Fotos: Ariel Tavares/UFFS
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.