UFFS tem 32 cursos de graduação estrelados pelo Guia do Estudante, três deles estão em Realeza

terça-feira, 04 de dezembro de 2018 | Realeza

O Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, divulgou, nesta sexta-feira (30), os dados da sua última avaliação de cursos superiores do Brasil. E a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) teve 32 cursos de Graduação estrelados pelo Guia, três deles estão no Campus Realeza: Medicina Veterinária, Nutrição e Letras – Português e Espanhol.
 
A avaliação do Guia do Estudante compõe-se de uma pesquisa realizada com professores e coordenadores de curso, atribuindo estrelas às graduações. As informações obtidas referem-se ao corpo docente, à produção científica, à internacionalização, ao projeto didático-pedagógico e às instalações físicas de cada curso. A nota final média dos pareceristas é convertida em estrelas. Na UFFS, a participação dos cursos de Graduação no processo de avaliação é facultativa.
 
Esta é a segunda vez que o curso de Medicina Veterinária alcança desempenho máximo, recebendo cinco estrelas pelo Guia. Os cursos de Nutrição e Letras – Português e Espanhol ficaram com quatro estrelas. Esta é a segunda vez que os cursos atingem o mesmo conceito na publicação. Todos os resultados são divulgados pela editora no “Guia do Estudante Profissões – Vestibular 2019", que já está a venda nas bancas.
 
Avaliações oficiais
 
Além disso, o desempenho positivo dos três cursos de Graduação também se destaca nas avaliações oficiais do Ministério da Educação (MEC), como o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) - prova que avalia alunos concluintes - e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
 
O diretor do Campus Realeza, professor Antonio Marcos Myskiw, falou sobre as avaliações. "Os conceitos emitidos dão credibilidade e visibilidade ao trabalho realizado na Instituição. Os resultados da publicação do Guia do Estudante são importantes, já as avaliações oficiais do MEC possibilitam traçar um panorama mais profundo sobre a realidade dos cursos de Graduação no país", destacou.
 
O curso de Medicina Veterinária é o primeiro no ranking nacional no Enade (2016), avaliado com conceito 5, nota máxima. Também foi reconhecido com nota 4 pelo MEC na avaliação in loco, que é feita com base em mais de 60 itens agrupados em três dimensões: infraestrutura, corpo docente e organização didático-pedagógica.
 
Recentemente, o curso de Letras – Português e Espanhol também obteve nota máxima no Enade (2017), sendo um dos cursos de Graduação mais bem conceituados do estado do Paraná - entre instituições públicas e privadas. O mesmo conceito de excelência, nota 5, foi conquistado na avaliação in loco, sendo um dos primeiros cursos do Campus Realeza a recebe este conceito, em 2015.
 
Este ano, o curso de Nutrição foi o segundo curso de Graduação do Campus Realeza a receber nota máxima, conceito 5, na avaliação do MEC/Inep. Já no Enade (2016), o desempenho dos estudantes concluintes garantiu o conceito 4.
 
Confira o desempenho dos cursos avaliados:
 
Campus Realeza
Medicina Veterinária – 5 estrelas
Letras – Português e Espanhol – 4 estrelas
Nutrição – 4 estrelas
 
Campus Laranjeiras do Sul
Agronomia – 3 estrelas
Ciências Econômicas – 3 estrelas
Engenharia de Aquicultura – 3 estrelas
Engenharia de Alimentos  – 3 estrelas
Educação do Campo – 5 estrelas
 
Campus Chapecó
Administração – 4 estrelas
Agronomia – 4 estrelas
Ciência da Computação – 4 estrelas
Ciências Sociais – 3 estrelas
Engenharia Ambiental e Sanitária – 3 estrelas
Filosofia – 4 estrelas
Geografia – 4 estrelas
História – 3 estrelas
Letras – Português e Espanhol – 3 estrelas
Pedagogia – 4 estrelas
 
Campus Cerro Largo
Administração – 4 estrelas
Agronomia – 3 estrelas
Ciências Biológicas – 4 estrelas
Engenharia Ambiental e Sanitária – 3 estrelas
Física – 4 estrelas
Letras – Português e Espanhol – 3 estrelas
Química – 3 estrelas
 
Campus Erechim
Agronomia – 4 estrelas
Arquitetura e Urbanismo – 3 estrelas
Ciências Sociais – 3 estrelas
Engenharia Ambiental e Sanitária – 3 estrelas
Geografia – 4 estrelas
Filosofia – 3 estrelas
Pedagogia – 4 estrelas



Fonte: Assessoria - Foto: Ariel Tavares/UFFS

Leia também

desenvolvido por goutnix.com.br