O município de Francisco Beltrão vive mais um momento histórico para o seu desenvolvimento. Ontem, dia 3 de setembro de 2024, marcou oficialmente o início das obras do novo aeroporto, localizado na Linha Gaúcha, à direita da rodovia PR 483, no sentido para Ampere – local dista cerca de 12 quilômetros da área urbana.
Quando o projeto for concluído, a pista terá 1.850 metros de comprimento por 45 metros de largura. A base de sustentação, para depois haver a pavimentação asfáltica, será feita para permitir a aterrissagem e decolagem de aviões a jato de grande porte. A Prefeitura obteve os licenciamentos necessários para implantar o projeto e imediatamente as obras começaram com a terraplenagem para o nivelamento da pista. Este trabalho deve demorar alguns meses, já que a movimentação de terra será grande.
“Esta é uma data que ficará registrada na história do nosso município. Assim como tantas obras importantes e grandiosas que conquistamos nos últimos oito anos, também estamos viabilizando este projeto que é um marco para o futuro do nosso município, colaborando de forma decisiva para o nosso desenvolvimento e crescimento. Esta conquista é para toda a nossa gente”, disse o prefeito Cleber Fontana (PSDB) em visita ao canteiro de obras.
Visita ao local
Estiveram no local para acompanhar o início dos trabalhos o engenheiro civis Vanios Biehl e Julio Perin (Secretaria Municipal de Obrase Viação), prefeito Cleber, engenheira Patricia Fiorese (Dalba Engenharia), encarregado da obra, Odair Severnini (Dalba Engenharia) e o secretário municipal de Planejamento, Alexandre Pécoits.
Recursos para as obras
O projeto será desenvolvido com recursos próprios da Prefeitura, obtidos do leilão das áreas do aeroporto atual. A primeira etapa do leilão foi concluída com a comercialização de 49 lotes, a maioria para proponentes de Francisco Beltrão, confirmando o apoio ao projeto da administração municipal. Uma nova etapa deve ser lançada em breve, disponibilizando mais de 50 lotes.
Toda a arrecadação vai para uma conta específica para que os recursos sejam usados exclusivamente na construção do novo aeroporto.
Em entrevista à Rádio Educadora, no último sábado, 31, o prefeito Cleber falou sobre a proposta deste novo sítio aeroportuário: “Vamos ter um aeroporto nosso com área para ampliação”. O prefeito informou que a atual administração municipal “vai deixar muito bem organizados os projetos. Aí Beltrão vai ficar conectado com o Brasil e com conexões de voos para o exterior”.
Ampliação
Para o prefeito, este futuro aeroporto vai servir por muitos ano, é uma proposta planejada, em área longe do perímetro urbano e de pouca declividade e sem morros. O novo aeroporto poderá ser ampliado, com o tempo. A intenção é que o terminal de passageiros seja feito de forma modular, ou seja, permitindo sua ampliação sem precisar mexer na estrutura e também com grande área de taximento de aviões.
Fonte: Jornal de Beltrão / Foto: Assessoria