Notícia

  • 23 abril 2024
  • Sudoeste
Aeroporto Regional de Pato Branco passará por ampliação

A obra de expansão da faixa de pista de pouso e decolagem do Aeroporto Regional Professor Juvenal Cardoso, foi autorizada pela ANAC. Com previsão de início para o começo de maio, essa obra é um passo fundamental para o desenvolvimento regional, aumentando a capacidade operacional do aeroporto e elevando o nível de segurança para pousos e decolagens de aeronaves de maior porte.

 

A faixa de pista, que atualmente mede 75 metros, será ampliada para 140 metros. Esse processo incluirá desapropriações e aterro da cabeceira 25, criando condições para que o aeroporto possa receber aeronaves com propulsão a jato. Esta mudança não só melhorará a infraestrutura para o transporte aéreo mas também contribuirá para consolidar o transporte aéreo na região.

 

A  Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já concedeu a anuência necessária para o início das obras, que serão realizadas em horários programados para minimizar impactos nos voos diários. Os trabalhos ocorrerão das 07h30 às 12h e das 15h às 18h, seguindo um planejamento estratégico que garante a segurança e a continuidade das operações aéreas durante todo o período de construção.

 

O que é a Faixa de Pista

 

Faixa de pista de pouso e decolagem significa a área definida que inclui a pista de pouso e decolagem e as zonas de parada, se disponíveis, e é destinada a reduzir o risco de danos à aeronave, caso ela saia dos limites da pista

 

Faixa Preparada

 

Faixa preparada significa a porção de uma faixa de pista de pouso e decolagem nivelada e construída com capacidade de suporte adequada de forma a minimizar os riscos no caso de uma aeronave sair acidentalmente da pista.

 

Área de Segurança de Fim de Pista – RESA

 

A Área de Segurança de Fim de Pista (RESA), do inglês Runway End Safety Area, é a área localizada no final da pista de pouso e decolagem, próxima às cabeceiras e adjacente à faixa de pista. É utilizada para reduzir o risco de danos a aeronaves que realizem o toque antes de alcançar a cabeceira (undershoot) ou que ultrapassem acidentalmente o fim da pista (overrun).


Fonte: Diário do Sudoeste / Foto: Prefeitura de Pato Branco
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.