Entidades representativas do setor agrícola do Sudoeste estão solicitando à Secretaria da Agricultura do Estado, a extensão do prazo de plantio da soja.
Conforme o presidente da Associação dos Sindicatos Rurais da região, Ari Reisdoerfer, atualmente os produtores podem realizar o plantio até o final de dezembro, sendo a solicitação para o prazo seguir até o fim de janeiro, dadas as características da região.
De acordo com ele, anteriormente os produtores haviam obtido autorização para o plantio de soja, logo na sequência das colheitas de milho e feijão. Porém, ponto de reclamação dos agricultores do Paraná era que em Santa Catarina, a normativa era diferente, sendo mais flexível com relação aos períodos de plantio.
Dessa forma, o Ministério da Agricultura publicou em maio uma portaria, que estabelece o plantio até 28 de dezembro. No entanto, essa portaria conta com um artigo, que permite às Secretarias Estaduais de Agricultura flexibilizarem alguns pontos da norma federal.
Com isso, entidades, como a Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná; Associação dos Sindicatos Rurais do Sudoeste do Paraná; Associação dos Engenheiros Agrônomos do Sudoeste do Paraná; Associação dos Municípios do Sudoeste, e lideranças do setor entregaram um documento ao secretário de estado da agricultura, Norberto Ortigara, no início do mês, solicitando a prorrogação nos prazos de plantio.
Apesar da sinalização positiva do secretário, os agricultores aguardam a definição, uma vez que o plantio já está em planejamento, visto que o calendário prevê a autorização para o início da semeadura em 10 de setembro.
Fonte: PORTAL RBJ | FOTO: REPRODUÇÃO