A advogada Amariole Marmet, vice-presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) para assuntos de Serviços, relatou na tarde desta segunda, 11 de setembro, sobre um novo golpe que está ocorrendo na região Sudoeste do Paraná.
De acordo com Mari, que deixou um alerta no grupo de diretores da entidade, o ocorrido serve à toda população e, especialmente à comunidade empresarial:
“Atenção, pois, criminosos estão entrando em contato com as empresas, informando que são representantes do Google Maps. Para tanto, solicitam autorização para filmarem a empresa sob o argumento de uma atualização do endereço no Google Maps. Eles mencionam que uma empresa terceirizada irá passar filmar.
Logo em seguida uma segunda pessoa entra em contato solicitando o valor de R$ 500 no PIX, aduzindo que já fizeram as filmagens e cobrando, e que se a empresa não pagar irão incluir nos Órgãos de Proteção de Crédito.
Isso se trata de um golpe, pois, segundo informações da própria Google, retiradas do suporte FAQ, a Google não cobra pela inclusão de conteúdos e endereços no Google Maps.
Tenha cuidado com golpes por chamada telefônica, pop-ups ou faturas falsificadas de terceiros que alegam ser do Google. Confira todas as transações financeiras relativas aos serviços que você ou sua empresa podem ter usado, e não façam PIX ou paguem boletos enviados por terceiros através de contato telefônico! ”, escreveu a Dra Mari.
Mari ressalta que, em caso de dúvidas, é preciso checar as informações. “Se se você foi vítima desse tipo de golpe, registre um Boletim de Ocorrência e procure um profissional de sua confiança para auxilio”, finaliza.
Fonte: Assessoria ACEFB