Uma segunda-feira pra lavar a alma dos brasileiros nas Olimpíadas de Paris 2024. Após as frustrações das seguidas eliminações de domingo, o país vibrou com a medalha de ouro de Rebeca Andrade no solo, superando o fenômeno Simone Biles em sua melhor prova e se consagrando como a maior medalhista olímpica do Brasil em todos os tempos. Até Biles e a americana Jordan Chiles, respectivamente prata e bronze no aparelho, se curvaram à genialidade da brasileira.
Mas claro, nem tudo foram flores. A própria Rebeca viveu momento de frustração pouco antes, quando recebeu nota baixa apesar de um exercício conservador, mas sem erros graves na trave e terminou fora do pódio - mas ainda à frente de Biles, quinta colocada. No mesmo aparelho, Júlia Soares foi uma das muitas ginastas que sofreram quedas, e ficou na sétima posição.
O vôlei também teve altos e baixos. Na praia, Duda e Ana Patrícia avançaram às quartas de final com uma vitória tranquila sobre as japonesas Akiko e Ishii por 2 sets a 0 (parciais de 21/15 e 21/16) e garantiram representatividade brasileira tanto na chave feminina quanto na masculina (Evandro e Arthur seguem vivos entre os homens após vitória no domingo). Na quadra, a seleção masculina foi derrotada pelos Estados Unidos por 3 sets a 1 (26/24, 28/30, 25/19 e 25/19) e caiu nas quartas de final. Em oitavo lugar, o vôlei masculino tem sua pior classificação em Olimpíadas desde Munique 1972.
E o dia em Paris acabou, mas segue em Teahupoo, onde Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb disputam ainda nesta segunda-feira as semifinais e medalhas no surfe.
Confira como foi o dia brasileiro nas demais modalidades:
Atletismo - Esperança de medalha no atletismo, Alison dos Santos, o "Piu", fez sua estreia em Paris 2024 e passou às semifinais nos 400m com barreiras, assim como Matheus Lima. Outra boa notícia foi a classificação de Renan Gallina às semifinais dos 200m. Nas demais provas do dia no Stade de France, contudo, os brasileiros não foram bem. Juliana Campos não avançou no salto com vara; Chayenne da Silva foi eliminada na repescagem dos 400m com barreiras; Lucas Carvalho teve o mesmo destino nos 400m, Tiffani Marinho foi para a repescagem nos 400m e Ana Carolina Azevedo e Lorraine Martins ficaram pelo caminho na repescagem dos 200m.
Canoagem slalom - após 12 corridas em 10 dias e incontáveis memes, Ana Sátila enfim vai descansar. No último dia de disputas da modalidade, a brasileira chegou às semifinais do caiaque-cross após terminar em terceiro lugar em sua bateria nas quartas de final, mas contar com a desclassificação de uma adversária. Nas semis, contudo, sofreu uma ultrapassagem num choque na última barreira e ficou fora da decisão do ouro. Na final de consolação, terminou em último, saindo assim na oitava colocação geral.
Hipismo - dos três brasileiros competindo nas classificatórias dos saltos indiviuais, dois passaram à final de terça-feira: Stephan Barcha, montando Primavera, fez o 13º melhor tempo, e o "interminável" Rodrigo Pessoa, montando Major Tom, foi o 17º melhor. Yuri Mansur, com Miss Blue, foi apenas o 62º colocado e está eliminado.
Saltos ornamentais - a brasileira Ingrid Oliveira terminou as eliminatórias da plataforma de 10m na 23ª colocação e não se classificou às semifinais.
Tênis de mesa - na disputa por equipes, o Brasil avançou às quartas de final no masculino ao bater Portugal por 3 a 1, com vitórias de Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro nas duplas e Hugo Calderano e Ishiy no simples. No feminino, Bruna Alexandre fez história como a primeira brasileira a competir tanto nas Olimpíadas quanto nas Paralimpíadas, mas o Brasil foi derrotado pela Coreia do Sul por 3 a 1 e deu adeus à competição.
Triatlo - o Brasil fez sua estreia no revezamento misto olímpico com Miguel Hidalgo, Djenyfer Arnold, Manoel Messias e Vittoria Lopes. A equipe terminou em oitavo lugar. O ouro ficou com a Alemanha, que ultrapassou os Estados Unidos (prata) e a Grã Bretanha (bronze) nos metros finais.
Vela - Na classe Nacra (multicasco misto), Marina Arndt e João Bulhões terminaram o dia na 10ª posição com três regatas restando antes da final. Gabriella Kidd terminou em 41º lugar na nona regata da classe Ilca6 feminina, foi para a 33ª posição e ficou fora da corrida por medalha. Na fórmula kite masculino, Bruno Lobo foi 15º colocado na quinta regata e caiu para a sétima posição geral; as demais regatas desta segunda foram adiadas. No Ilca7 masculino, Bruno Fontes foi o sexto colocado na oitava regata e está na 28ª posição geral. A nona regata foi adiada, assim como as regatas da classe 470, onde competem Isabel Swan e Henrique Haddad.
Fonte: Globo Esportes / Foto: Ricardo Bufolin/CBG