Cascavel está cada dia voando mais alto e se consolida como referência na aviação nacional. Pelo segundo ano consecutivo, o Município tem o melhor Aeroporto Regional do Sul do Brasil. A premiação "Aviação + Brasil 2023" aconteceu nesta terça-feira (18), em Brasília, onde o Município mais uma vez subiu ao pódio. O reconhecimento é uma iniciativa da SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil).
Essa é a segunda conquista do aeroporto neste ano. Em janeiro, o terminal ganhou o status de Aeroporto Regional do Oeste do Paraná, conforme a baliza do Departamento de Controle Aéreo e Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Essa mudança já consta nos documentos oficiais da aviação brasileira.
O prêmio "Aviação + Brasil 2023" visa estimular a melhoria na prestação de serviços de aeroportos, empresas aéreas e órgãos públicos atuantes nos aeroportos brasileiros e, em consequência, aumentar o nível de satisfação dos passageiros com os serviços prestados no transporte aéreo.
O Aeroporto Regional do Oeste ganhou na categoria que avalia terminais com movimentação de 100 mil a 2 milhões de passageiros por ano.
AEROPORTO REGIONAL DO OESTE
Após a modernização no Aeroporto Regional do Oeste, a estrutura se tornou rota dos bons negócios, do lazer e de novas oportunidades. Os investimentos foram na ordem de R$ 50 milhões.
Ainda nos avanços para garantir a segurança dos passageiros, já foram publicadas novas cartas de aeródromo, chamadas Carta ADC e Carta PDC, destinadas à orientação de pilotos para melhor movimentações das aeronaves no solo aumentando o nível de segurança operacional do aeroporto. É uma espécie de guia para os pilotos.
Foram publicados ainda novos parâmetros operacionais para os procedimentos aeronáuticos RNAV e RNP, que orientam as operações de pouso por instrumento. Dessa forma, quando o tempo estiver chuvoso ou mais nebuloso será possível fazer o pouso por instrumento.
Com uma estrutura de ponta, o Aeroporto Regional do Oeste - Cel. Adalberto Mendes ganhou cada vez mais adeptos, se popularizando rapidamente. Os dados mostram que em 2022 mais de 282 mil cidadãos passaram pelo espaço. O resultado é 63% maior que todo o ano de 2021, quando mais de 175 mil passageiros embarcaram por Cascavel.
Em 2022, o aeroporto superou em 17% o número de passageiros no período pré-pandemia, quando 241 mil pessoas passaram pelo terminal.
Os bons índices se devem uma série de fatores, a começar pela estrutura moderna e de qualidade do novo aeroporto, que tem proporcionado um melhor atendimento aos passageiros. São mais companhias, o que gera mais competitividade no mercado e também mais segurança em pousos e decolagens.
Atualmente, Cascavel tem 6 voos ativos, com os já tradicionais destinos para Curitiba, Campinas e Guarulhos.
FORÇA DO PARANÁ
De acordo com o Boletim de Dados Turísticos de 2023, da Secretaria de Turismo do Paraná, o Estado foi o que apresentou o maior aumento no número de embarques em seus aeroportos em 2022, na comparação com o ano anterior: 58%, saltando de 2,3 milhões de passageiros para 4 milhões. Em seguida, vêm Rio de Janeiro (49%), São Paulo (47%), Minas Gerais (41%) e Distrito Federal (18%).
Nessa conta, o Aeroporto Regional teve uma parcela importante. Os aeroportos de Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Cascavel foram responsáveis por 98,8% do fluxo total de embarques no Paraná em 2022.
Fonte: Assessoria / Foto: AEN: Jose Fernando Ogura