Resultados de estudos do CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) são compartilhados com os cooperados durante os Dias de Campo da Copacol no Sudoeste do Paraná. Os ciclos de apresentações a campo são realizados em propriedades rurais de Planalto, Capanema, Ampére, Pranchita e Salto do Lontra.
Em Planalto, o encontro foi na propriedade do cooperado André Dalek, onde foram semeadas 12 cultivares de soja para apresentação aos produtores. “São todas bastante promissoras e que se adaptam bem a região. Assim, os cooperados puderam conhecer as características de cada uma delas para entender se se encaixa nas necessidades da propriedade e do que ele espera para a próxima safra”, explica o engenheiro agrônomo Daniel Silveira. Outros pontos apresentados aos produtores foram as principais diferenças em tecnologias dessas cultivares e quais as melhores opções de produtos quanto a proteção da cultura. “Foi um momento de troca de informações e que os cooperados puderam tirar dúvidas a respeito do que foi apresentado”.
Com áreas experimentais no sudoeste paranaense, a Copacol realiza pesquisas para aplicar manejos e utilizar cultivares que melhor se adaptam aquela região e condizem com a realidade do produtor rural. “Esses encontros são uma oportunidade para o cooperado conhecer as novidades em tecnologias de cultivares e manejos. Apresentamos todos os resultados que obtemos a partir dos estudos que fazemos aqui na região e assim o produtor tem mais confiança em aplicar na lavoura e ter rentabilidades ainda melhores”, diz.
Na região, cerca de 15% das lavouras de soja já foram colhidas. Silveira explica que, diferente do oeste paranaense, muitos produtores optam por plantar a oleaginosa mais tarde e que na sequência plantam o trigo. “Por isso, em muitas lavouras a soja ainda está na fase de enchimento do grão. Mas aqueles que já estão colhendo estão obtendo boas produtividades, entre 140 e 190 sacas por alqueire. Então está bem variado: o produtor que faz o milho safrinha já está colhendo e aquele que opta por plantar o trigo ainda está com a soja a campo”, diz.
Os Dias de Campo são também uma oportunidade para a Copacol reforçar os cuidados que o produtor deve ter a campo. “Repassamos ao produtor as orientações que vêm do CPA quanto a cada cultura que o cooperado tem na sua lavoura, sejam em manejos de fertilidade de solo e também de proteção de cultivos. Então aos produtores que já estão colhendo e plantando o milho safrinha recomendamos que fiquem atentos ao manejo de percevejo e cigarrinha. E para aqueles que optam pelo trigo, como a soja ainda está na lavoura, estamos fazendo as recomendações necessárias para que essa soja traga boas produtividades”.
Em Planalto o encontro já foi realizado. Nessa quinta-feira, 1°, será realizado em Capanema; na sexta-feira, 2, em Ampére; e entre os dias 12 e 16 de fevereiro nas unidades de Marcianópolis e Salto do Lontra.
Fonte: ASSESSORIA | FOTOS: ASSESSORIA