Com o objetivo de atualizar os cooperados sobre as novas tendências para a próxima safra de soja, a Copacol realizou o Seminário Técnico com os cooperados da região sudoeste. Durante os encontros foram apresentados pela equipe do CPA (Centro de Pesquisa Agrícola) todos os resultados das pesquisas realizadas na safra de soja 23/24 e também os posicionamentos para a safra 24/25.
Os encontros foram realizados em Pérola do Oeste, Pranchita, Capanema, Planalto, Realeza, Nova Prata do Iguaçu, Ampére, Barracão e Salto do Lontra. “No Seminário Técnico levamos aos nossos cooperados as informações da última safra, como produtividade de solo e cultivares, além discutir os manejos de plantas daninhas, pragas e doenças, tudo isso já pensando no próximo ciclo da cultura. É um momento para troca de informações para que o cooperado possa colher boas produtividades”, informa o gerente técnico da Copacol, João Maurício Roy.
Ao todo 1,3 mil cooperados participaram do evento e tiveram a oportunidade de agregar conhecimento e se atualizarem sobre as tecnologias que deverão ser aplicadas na próxima safra pensando em produtividade e rentabilidade.
Os dados apresentados pela equipe da Copacol foram observados durante as pesquisas realizadas na área experimental que a Cooperativa possui em Ampére. “Apresentamos as recomendações de todas áreas, como: manejo dos sistemas de produção e fertilidade dos solos, plantas daninhas de difícil controle, insetos e pragas da cultura da soja, manejo de doenças e recomendações de cultivares. Dessa forma, o produtor pode planejar junto a equipe técnica os manejos que são mais relevantes para a sua propriedade”, comenta Roy.
Fonte: Assessoria Copacol