Atualmente, Ampere registra cerca de 800 casos de dengue no município e ontem, 27, a secretária municipal Bruna Luquini (Saúde) confirmou o primeiro óbito pela doença à Rádio Ampére. O paciente era um homem idoso e apresentava comorbidades, mas a contaminação por dengue agravou seu quadro de saúde.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da atenção da população, pois a dengue pode ser fatal. “Sinais de alarme ou dengue hemorrágica devem levar os pacientes ao Pronto Atendimento de nosso hospital. Nos casos mais leves, é recomendado procurar as unidades básicas de saúde. A dengue está crescendo de forma exponencial e há muitos casos, mas várias ações estão sendo implementadas”, informa Bruna.
Sábado, 25, em conjunto com os agentes comunitários de saúde (ACS) e os agentes de combate às endemias (ACE), foram retiradas seis caçambas de lixo de apenas uma residência. Segundo Bruna, a Secretaria de Saúde tem atuado em parceria com o setor rodoviário para realizar o recolhimento do lixo nos bairros. No entanto, ela também solicita que os moradores cuidem de seus terrenos e adotem medidas de proteção individual, como o uso de repelente.
Outra precaução necessária é evitar o uso de medicamentos sem orientação médica, pois alguns deles, como nimesulida e ibuprofeno, podem desencadear a dengue hemorrágica. Para aliviar sintomas leves, os mais indicados são paracetamol e dipirona, além da importância da hidratação.
A secretária destaca que na tarde de segunda-feira, 26, foram realizados mais de 99 atendimentos no Hospital e Maternidade Santa Rita. No entanto, a instituição prioriza os casos de urgência e emergência, o que pode causar espera devido às filas.
“Se houver urgência e emergência, o atendimento eletivo será interrompido e daremos prioridade aos casos mais graves. É importante que a população esteja ciente disso”, conclui as orientações Bruna Luquini.
Esta foi a segunda vítima da dengue na região, sendo a primeira dia 9 de fevereiro, um paciente de 72 anos contraiu a doença e acabou morrendo em Dois Vizinhos. O caso foi confirmado por exames e anunciado dia 19, pela Secretaria de Saúde.
Fonte: Jornal de Beltrão / Foto: Divulgação