A equipe de patinação de Realeza participará da Competição Paranaense de Patinação Artística, sendo a única equipe do sudoeste do estado, apta a disputar o campeonato. O evento acontecerá nos dias 19, 20, 21 de abril, em Curitiba, com apresentações da equipe na categoria Solo Livre.
A patinação é uma modalidade praticada em poucos municípios do estado, tendo destaque na região metropolitana de Curitiba, que já representa o Paraná em eventos nacionais e internacionais.
O projeto surgiu no município em 2011, implantado pela prefeitura municipal, inicialmente voltado para os alunos das escolas municipais em período integral e estudantes que participavam do Centro Juvenil. Em 2022 o programa passou por algumas reestruturação, tornando-se aberto para todos os alunos do ensino fundamental de Realeza.
Ao longo dos anos, o projeto já alcançou 8 títulos estaduais, 2 títulos nacionais e diversas premiações regionais em festivais. Também formou uma equipe para competições, que se extinguiu devido às políticas municipais anteriores.
O professor Diego Reis, responsável técnico pelas equipes, destaca que a última participação do município em uma competição oficial foi em 2015 e que muitas mudanças aconteceram até aqui. O regulamento passou por uma estruturação baseada no regulamento internacional, a federação busca padronizar o esporte em todos os países, tornando a competição ainda mais técnica, e com exigência muito maiores, se comparados aos festivais que a equipe vinha participando.
Os treinos para essa competição são ainda mais intensos, acontecendo 3 vezes na semana e com duração de até 2h. Com curto espaço de tempo até o campeonato e com a quadra de patinação do município em obras, a equipe vem dependendo da disponibilidade de outros lugares para a preparação, ficando um pouco mais limitada. Dificuldades com custos e logística de deslocamento também fazem parte da realidade do grupo, no entanto, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer vem dando grande suporte para que o grupo tenha destaque no campeonato.
Por se tratar de uma novidade, tanto para o técnico quanto para os atletas, que possuem, entre 9 e 17 anos de idade, o momento tem sido de apreensão. Para o professor, o principal objetivo nesta competição é “fazer bonito, representar bem o nosso município e mostrar que mesmo com limitações, a equipe pode se destacar assim como os grandes centros.”
Fonte: Bruna Pelisari / Redação Clube