Previsão de fortes chuvas e tempo instável marca esta sexta-feira (18), o Paraná e regiões aos arredores do estado.
De acordo com o Simepar, várias áreas de instabilidade atuam entre o noroeste, oeste e o sudoeste do estado. Além de chuva, há registro de muitas descargas atmosféricas e rajadas de vento fortes em vários municípios. Deslocamento preferencial das instabilidades é de noroeste para sudeste.
"Além do avanço de uma frente fria pelo oceano, nós temos uma condição de tempo bastante abafado aqui no estado, ingresso de calor e umidade desde o norte do país em direção ao sul do Brasil. Então essa combinação de fatores acaba favorecendo a formação de várias áreas, várias linhas de instabilidade que devem atuar ao longo da sexta-feira aqui no Paraná", afirma Samuel Braun, meteorologista.
Para sábado (19), a previsão é de muita instabilidade e nuvens no Paraná, "isso deve inibir uma elevação mais significativa das temperaturas [...] a possibilidade de chuva é válida praticamente a qualquer momento do dia", diz Braun.
Meteorologista afirma, "no domingo (20), o tempo melhora em boa parte do estado, no interior especialmente o sol volta a aparecer, e na região leste, Curitiba e litoral, a nebulosidade ainda deve ficar bastante persistente ao longo do dia".
O Instituto Nacional de Metereologia (INMET) emitiu um alerta laranja, para tempestade severa, com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com risoco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
No Paraná, as regiões afetadas devem ser: Norte Pioneiro, Centro Ocidental, Noroeste, Norte Central, Sudoeste, Oest, Centro Oriental, Sudeste, Centro-Sul, Metropolitana de Curitiba e Oeste Catarinense. O alerta começou a valer a partir da 00:01 desta sexta-feira (18).
Fonte: Redação Clube com Catve / Foto: Divulgação