Até pouco tempo, sabia-se de um projeto para a construção de um novo aeroporto em Francisco Beltrão, mas as informações não eram seguras e circulavam pedidos para não divulgar até não ser confirmado.
Mas agora é de conhecimento geral e o próprio prefeito Cleber Fontana tem contatado empreendedores, oferecendo frações da área do atual aeroporto. O que o município arrecadar dessa venda será investido num novo aeroporto.
O local é a Linha Gaúcha, uma área plana à direita de quem segue para Ampere e Realeza. A Prefeitura já adquiriu a área para a pista, com 45 metros de largura e 1.800 metros de comprimento, e declarou de utilidade pública o entorno, de modo que poderá adquirir mais áreas, para instalações e aumento da pista, conforme o projeto for andando.
O prefeito Cleber também já enviou (anteontem) para a Câmara de Vereadores um projeto de lei que irá normatizar as obras próximas ao futuro aeroporto. Numa distância de cinco quilômetros, toda construção – principalmente torres e prédios – terá que passar primeiro pela avaliação do Ippub (Instituto de Pesqusia e Planejamento Urbano), que só irá autorizar o que estiver dentro das permissões da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Ao mostrar as vantagens de adquirir frações de terrenos do atual aeroporto, o prefeito Cleber fala que, além do local privilegiado, no alto do morro que tem boa vista para a cidade e está próximo ao centro, também será formado um bairro com a maior avenida de Francisco Beltrão. Já está asfaltada. É a pista existente, com 30 metros de largura.
O valor dos terrenos é a partir de R$ 285.000.
Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura, ligar para 46 3520-2020 ou na Associação Empresarial (Acefb), falar com Joares (fone 3905-1450).
Fonte: Jornal de Beltrão / Foto: Gelson Corazza/Pref. FB.