Depois de um começo de semana com tempo firme e seco no Centro-Sul do Brasil, uma frente fria e um sistema de baixa pressão sobre o continente vão voltar a provocar temporais até o final da semana.
Já a partir da tarde desta quarta-feira (12), as pancadas de chuva começam a ocorrer no Centro-Sul gaúcho, com forte intensidade e acompanhadas de raios. No norte do Estado gaúcho, no Paraná e em Santa Catarina, o tempo segue ensolarado e sem previsão de chuva, informa a Climatempo.
A partir de quinta-feira (13), uma área de baixa pressão localizada sobre o Paraguai e a Argentina influencia o aumento da chuva nos três estados do Sul. "O tempo continua aberto e sem chuva apenas no leste do Paraná e no centro-norte de Santa Catarina".
Em Florianópolis (SC), no oeste catarinense e paranaense e também no norte gaúcho e na região serrana, há previsão de pancadas de chuva com forte intensidade e raios.
A mesma frente fria vai chegar a São Paulo e ao Mato Grosso do Sul entre quinta e sexta-feira (14). Há previsão de chuva forte no centro-sul de Mato Grosso do Sul e no sul e oeste de São Paulo. "O destaque fica sobre o oeste paranaense e sudoeste paulista, onde são esperados os maiores volumes de precipitação", ressalta o boletim climático.
De acordo com Willians Bini, meteorologista da Agroclima, o tempo está propício para as atividades de campo. "Colheita de grãos no Sul, desenvolvimento de algumas culturas no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), o café no Sudeste devem se beneficiar nesses dias".
Enquanto isso, na metade norte do país, o ar quente e úmido ainda predomina e estimula o crescimento de nuvens bastante carregadas sobre o Norte, o Nordeste e parte do Centro-Oeste. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua ativa e mantém nuvens de chuva carregadas na costa norte do Brasil.
Fonte: GLOBO RURAL