A administração pública de Realeza implementou o aplicativo GeoCidadão no município, buscando proporcionar um atendimento mais acessível e transparente para a população.
O aplicativo foi desenvolvido pela empresa CTMGEO Soluções em Geotecnologias, de Cascavel. A nova tecnologia está disponível em todos os municípios onde a empresa ganhou a licitação, e já está em funcionamento em 40 cidades do Paraná. A implementação do aplicativo acontece através da solicitação dos gestores municipais.
O fiscal municipal, Marcos Henrique Tomazini Mikoanski, explica que os funcionários da prefeitura receberam um treinamento para operação no aplicativo, portanto, todo o fluxo é feito pela Prefeitura Municipal, aumentando a proximidade entre a administração e a população.
Atualmente em nosso município é possível solicitar atendimento na iluminação pública, poda e corte de árvores, além da coleta de resíduos através do aplicativo. Ao solicitar um serviço, o usuário pode optar por se identificar ou não.
Após abrir o chamado, o munícipe pode acompanhar em qual etapa a sua solicitação está. Cada etapa é identificada com uma cor, facilitando o reconhecimento do andamento do processo.
Além do acompanhamento das etapas, também é possível trocar mensagens com o operador responsável pela sua solicitação. Ao finalizar o serviço, uma foto do serviço concluído será incluída no processo, registrando a finalização da solicitação.
Ao enviar uma solicitação ela será recebida apenas pelo operador responsável pelo setor, buscando maior organização e agilidade dentro da operação.
O aplicativo também gera gráficos com informações que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões, disponibilizando dados como a quantidade de manutenções de iluminação pública realizadas no período de 30 dias, e também o tempo médio de duração de cada serviço.
Disponível para IOS e Android, para utilizar o app é necessário um cadastro simples que pede dados como nome, CPF, telefone, email e criação de uma senha de acesso.
Marcos ressalta que conforme o aplicativo for sendo utilizado dentro do município novas solicitações serão implementadas, até que todas as solicitações possíveis sejam feitas pelo aplicativo.
Fonte: Bruna Pelisari - Redação Clube / Foto: Divulgação