Notícia

  • 13 março 2024
  • Geral
Informativo Clube: saiba quais são os sinais de alerta da Dengue

O estado do Paraná já soma mais de 90 mil casos confirmados de dengue e 12 mortes pela doença no ano de 2024. O número de casos triplicou, se comparado ao ano de 2023. 

 

Mesmo com as vacinações em andamento, neste momento a melhor forma de prevenção ainda são os cuidados. O uso de repelente é indispensável para os adultos. Conforme a Environmental Protection Agency e considerando os produtos liberados pela ANVISA, os compostos indicados para crianças são: N-dietilo-3, metilo-benzamida (DEET), com concentração menor do que 30%; Icaridina (chamada também de picaridina ou KBR3023); Ethylbutylacetylaminopropionate (EBAAP ou IR3535).

 

A indicação para lactentes acima de 6 meses está restrito a uma aplicação por dia. Para crianças entre 1 e 12 anos de idade podem ser aplicadas duas vezes ao dia. Acima dos 12 anos, podem ser realizadas de duas a três aplicações ao dia. O repelente nunca deve ser aplicado nas mãos da criança, e o cuidado precisa ser ainda mais quando usado o produto em spray, devido ao risco de inalação ou contaminação dos olhos.

 

Quando o pacientes já apresenta o diagnóstico de Dengue, ele deve ficar atento aos sinais de alerta da doença, sendo estes:


- Dor abdominal intensa referida ou ao tocar;
- Irritabilidade, sonolência e letargia;
- Hipotensão postural e/ou lipotimia;
- Sangramento de mucosa;
- Hepatomegalia;
- Aumento progressivo do hematócrito - quando maior de 10% do valor basal ou valores medianos para a idade;
- Vômitos persistentes - três ou mais episódios em uma hora ou quatro episódios em seis horas;


Fonte: Bruna Pelisari / Redação Clube
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.