Notícia

  • 18 setembro 2020
  • Clima Tempo
Inverno vai terminar com frio intenso e geada no Sul do Brasil

A entrada de uma grande e forte massa de ar frio de origem polar vai causar queda significativa na temperatura e até geada no Sul do Brasil no fim deste inverno.

 

Segundo análises projetadas nas simulações atmosféricas feitas em supercomputadores, uma grande frente fria vai avançar ao largo da costa da Região Sul no dia 19 de setembro. No entanto, este sistema não conseguirá provocar volumes de chuva muito expressivos.

 

Por outro lado, a intensa massa de ar polar que acompanha esta frente fria irá derrubar as temperaturas nos três estados do Sul do país, e a sensação será de muito frio principalmente, entre os dias 19, 20 e 21. A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 10h31 (horário de Brasília).

 

Com o frio intenso, mínimas abaixo dos 5ºC devem ser observadas em várias áreas, o que já pode ocasionar eventos de geada.

 

Ar frio em outras regiões

A massa de ar polar que vai entrar sobre a Região Sul também vai conseguir deixar as temperaturas mais baixas sobre áreas do Sudeste e até do Centro-Oeste, que têm sofrido com o calor intenso.

 

Em São Paulo, o frio mais intenso será sentido principalmente sobre a faixa leste do estado, que inclui a capital e o litoral. No entanto, as temperaturas também vão ficar mais amenas em áreas centrais paulistas, no Rio de Janeiro e no extremo sul de Minas Gerais.

 

No Centro-Oeste, a única área que terá alívio no calorão é o sul de Mato Grosso do Sul. Mesmo assim, não há chance de geada nesse local.


Fonte: ASSESSORIA CLIMA TEMPO | FOTO: Mycchel Legnaghi / Reprodução São Joaquim Online
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.