O Laboratório do Posto Central de Realeza recebeu certificação de “excelência” do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), que tem sede no Rio de Janeiro. A avaliação é patrocinada pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC).
O farmacêutico-bioquímico Silvio Carlos Mendes, responsável técnico do Laboratório do Posto Central de Realeza, explica que a avaliação consiste em provas de realizações de exames de diversos setores do laboratório e que são ofertados à população.
“São analisadas também as chamadas amostras cegas, que a gente não conhece o resultado, e, com data e dias certos a gente envia esses laudos ao PNCQ, que tem sede no Rio de Janeiro. Atrelados a essas análises clínicas de amostras desconhecidas, tem também exames virtuais, de análises de imagens, que também são analisadas nesse pacote”, explica Silvio.
Para obter o certificado, é necessário nota igual ou superior a 80% de todas as provas executadas, como práticas de análise de imagens, a parte de educação continuada, que são questões teóricas que avaliam o conhecimento de toda a equipe. “Isso coloca o Laboratório de Realeza na vanguarda na área do diagnóstico para melhor atender a nossa população de Realeza, e agradecer toda a equipe do Laboratório por essa conquista importante para nosso município ”, explica o secretário de Saúde João Carlos.
Fonte: Assessoria / Foto: Assessoria