O Estado do Paraná se destaca como um verdadeiro líder quando se trata de colégios cívico-militares no país. Com um total de 194 instituições já participando do programa estadual, o Paraná agora dá mais um passo rumo ao fortalecimento dessa modalidade de ensino, ao assumir a gestão de 12 colégios que anteriormente faziam parte do modelo nacional.
Para viabilizar a operação dessas escolas cívico-militares, o Paraná lançou o processo seletivo destinado aos militares estaduais da reserva. Os interessados podem se candidatar ao Quadro do Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV) e, assim, tornarem-se aptos a atuarem nesses estabelecimentos de ensino. A medida visa trazer profissionais com expertise militar para colaborarem na promoção de um ambiente escolar organizado, com valores sólidos e princípios éticos, estimulando o desenvolvimento integral dos estudantes.
O processo seletivo leva em consideração os critérios estabelecidos na Lei nº 21.327, datada de 20 de dezembro de 2022, e inclui informações relevantes, como o número de vagas disponíveis e os locais de atuação. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de julho, e a divulgação do resultado final está prevista para o dia 29 de setembro.
Matheus Vermelho destacou a importância do processo seletivo para continuidade do programa, e com a possibilidade de ampliar ainda mais, atendendo aos anseios de comunidades. “Parabenizo o governador por assumir a responsabilidade pelas 12 escolas da rede estadual que pertencem ao modelo nacional e migrarão para gestão estadual no início do ano letivo 2024. Essa medida se faz necessária para garantir que nenhum aluno sofra qualquer prejuízo educacional”.
A atitude tomada pelo Estado do Paraná, em manter ou até ampliar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, também foi seguida por outros 19 estados brasileiros, segundo um levantamento pelo site Poder 360.
Fonte: 3FRONT STUDIO | IMAGE: DIVULGAÇÃO / 3FRONT STUDIO