Um menino de 7 anos salvou um bebê de seis meses que estava engasgado em Palhoça, na Grande Florianópolis, em Santa Catarina. Théo Luís Resende Custódio aprendeu a manobra de Heimlich, como é chamada, durante um curso de formação de Bombeiros Mirins na escola onde estuda.
O fato viralizou após Théo relatar aos colegas da escola. “Eu tive muita autoconfiança e eu o salvei, com a manobra que a gente aprendeu”.
O vídeo foi divulgado pela própria corporação e chegou a 52 mil visualizações, em uma única rede social, na tarde de segunda-feira (8). No relato, Théo diz que o engasgo ocorreu após “tomar o leite muito rápido”. Ele estava em um ateliê com a sua madrinha, em 16 de julho, mas o caso somente foi gravado na última semana, segundo o Corpo de Bombeiros, que publicou o vídeo.
“Ele vem quase todos os dias aqui em casa buscar a madrinha dele que cuida do meu bebê pra eu trabalhar. […] Combinamos que no período de férias ele viria junto com ela passar o dia conosco”.
Naquele dia, segundo ela, o bebê estava gripado e com as vias aéreas bastante obstruídas. Em uma das vezes que o amamentou, Théo, que estava ao lado, viu o bebê engasgar.
“No mesmo momento, eu tirei o Gael do peito e o Theo disse: ‘Tia, ele engasgou. Eu sei o que fazer. Tem que virar e dar cinco tapinhas nas costas.’ Ao ver que ele realmente sabia o que fazer, segurei meu filho como ele orientou e ele fez o procedimento da manobra duas vezes pra salvar o Gael do engasgo”.
Saiba como fazer a manobra de Heimlich:
1) Vire o bebê de bruços, em cima do braço (de quem irá fazer o desengasgamento);
2) Coloque os dedos indicador e médio no queixo da criança, mantendo a boca dela aberta;
3) Mantenha a barriga do bebê virada para baixo e uma perna separada de cada lado;
4) Deixe a cabeça um pouco mais baixa, inclinada em relação ao corpo;
5) Dê leves tapas na região das costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.
O primeiro sinal de que a criança voltou a respirar é quando ela começa a chorar. Neste momento, coloque o bebê com as costas em seu peito e limpe qualquer secreção que esteja na boca ou nariz.
Fonte: G1 SC / Foto: Reprodução