Para controlar pulgas e carrapatos não basta aplicar antiparasitários no animal. E o motivo é simples: a reprodução desses parasitas ocorre no chão e não no animal, onde eles só sobem para se alimentar, tanto que quando a infestação é baixa você nem acha pulga no seu bichinho.
Entretanto, se observar aqueles pontinhos pretos no meio dos pelos pode ter certeza que há pulgas fazendo o banquete por ali e que há muitas outras espalhadas pela casa.
O mesmo vale para os carrapatos, com a diferença que você os vê mais no animal porque ele se fixa por mais tempo. Mas se tem carrapato no seu cachorro, pode ter certeza que tem por onde ele anda e dorme.
Então, além de aplicar o antiparasitário para peso e espécie certinho, é preciso desinfetar o ambiente. O produto mais comum é o butox, que você dilui em água e aplica em todos os cômodos. Atenção que os animais precisam ser retirados do local e não podem pisar até que o local esteja bem seco.
Esse procedimento precisa ser repetido depois de 15 dias para matar os parasitas que eclodirem de possíveis ovos. Dessa forma você garante um ambiente livre de parasitas e não precisa ficar aplicando antiparasitário toda hora no seu bichinho, pois esses produtos são venenos também.
Também é indicado passar aspirador de pó em frestas, nos móveis; lavar regulamente as mantinhas e caminhas, aspirar as casinhas, manter gramados baixos e terrenos limpos.
Lembre-se que pulgas e carrapatos transmitem doenças, inclusive para os humanos.
Fonte: M.V. Patricia Vieitez