Notícia

  • 20 setembro 2024
  • Geral
Minuto VET: achei um gatinho recém-nascido, e agora?

Você sabe o que fazer se encontrar um filhote de gato “perdido” em algum terreno, no pátio ou imóvel vazio? A primeira coisa que se pensa é: tirar ele dali imediatamente e socorrer né? Mas essa não é a primeira atitude mais assertiva.

 

Primeiro: jamais tocar no filhote de imediato. Não ficar no local também. Sabe por que? Por que a mãezinha pode apenas estar transferindo a ninhada de local e deixou ele ali temporariamente e vai voltar pegar. Qualquer cheiro diferente que você deixar tocando no filhote pode fazer a mãe não reconhecê-lo e aí sim abandoná-lo.

 

Quer ajudar? Coloque uma caixa de papelão grande próximo ao local onde o bebê está, com mantinha, água e ração de filhote. Saia do local e aguarde algumas horas sem ficar “espiando”. Se depois desse período o gatinho continuar no mesmo local pode ser que a mamãe morreu nesse meio tempo ou ficou presa em algum lugar, aí sim você deve pegar o filhote, passar por um veterinário para saber as condições clínicas de saúde dele e que tipo de alimento será o mais adequado para o momento. 

 

A melhor opção para órfãos é conseguir uma mãe de leite, mas como nem sempre é possível há substitutivos do leite materno que vão ajudar o bebê a crescer e se desenvolver com saúde. Resgatar um recém-nascido sem primeiro ter certeza que a mãe não está por perto é irresponsabilidade. Na dúvida, peça a opinião de um especialista em gatos.


Fonte: M.V Patricia Vieitez
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.