Nesta quarta o programa destacou a importância da vacina contra cinomose e parvovirose. São as duas doenças virais que mais acometem os cães, especialmente os filhotes. A cidade de Realeza está tendo muitos casos e elas são perigosíssimas, geralmente levando o animal à óbito.
O vírus é transmitido por gotículas de espirros e saliva, além de contato com a urina e fezes do animal que está contaminado. O maior problema é que esses vírus são resistentes e ficam no ambiente por muitos meses, então, quando um animal não vacinado tem contato com o animal ou local infectados, ele pode ficar doente.
Esse animalzinho doente pode passar pelo seu portão, daí a importância de vacinar seu animal mesmo que ele não saia de casa.
Filhotes precisam receber 3 doses a partir de 1 mês e meio de vida e adultos são 2 doses se nunca tiverem sido vacinados. Depois é uma vez a cada 12 meses para reforçar.
Importante: o protocolo inicial não pode ter atraso ou doses de vacina a menos porque a imunização só acontece com todas as doses recomendadas. Essa recomendação é baseada em diretrizes internacionais.
Vacine seu animal! A doença é altamente fatal e sofrida.
Dúvidas e sugestões para a MV Patricia Vieitez pelo @patricia_medicaveterinaria ou whatsapp 46 991381621
Fonte: MV Patricia Vieitez