Notícia

  • 22 agosto 2024
  • Geral
Minuto Vet: Gato pode ter cistite por estresse, sabia?

Semana passada expliquei sobre a importância da ingestão de água para prevenir obstruções urinárias, que são muito comuns em felinos, especialmente nos machos. 

 

Hoje ressalto outra causa comum para esse problema: a cistite por estresse ou cistite idiopática, como era nomeada até pouco tempo. Gatos são animais colinérgicos, que vivem em estado de alerta por medo de predadores. E pelo pouco tempo de domesticação, esse comportamento natural ainda persiste mesmo ele vivendo em local seguro como uma casa. 

 

Mas o fato é que qualquer alteração neste ambiente pode elevar o grau de estresse a ponto de interferir negativamente no trato urinário inferior, levando a uma obstrução uretral. Uma visita desconhecida para o gato, o barulho ensurdecedor de uma obra ao lado, a introdução de um animal ou de um bebê, mudança de casa, troca de areia, qualquer coisa que saia da rotina pode provocar a cistite por estresse. 

 

E isso não é balela, invenção ou vozes da cabeça, muito menos frescura ou mimimi do gato. A cistite por estresse é estudada há muitos anos, é algo real e pode ser prevenida. 

 

Por isso é importante respeitar e conhecer a espécie, para tomar medidas que evitem essa intercorrência. Um veterinário especialista em felinos pode avaliar direitinho e dar as orientações para um manejo ambiental que garanta o bem-estar e a saúde de seu gatinho! 

 

Quer saber sobre algum assunto específico? Mande mensagem pelo direct ou para @patinha_medicadegatos


Fonte: M.V. Patricia Vieitez
Desenvolvido por Goutnix - Agência Digital.